Em parceria com SINAIT, CUT lança campanha pelo fim do trabalho infantil


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
13/10/2020



 

Com informações da Central Única dos Trabalhadores - CUT

 

Em parceria com o SINAIT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE, a CUT lançou nesta segunda-feira, 12 de outubro, a campanha “Pela Visibilidade, Conscientização e pelo Fim do Trabalho Infantil”, ação apresentada em live na página do Facebook da central sindical – veja aqui. A CUT promoveu ainda um tuitaço com a hashtag #TrabalhoInfantilEuCombato, a mesma que o Sindicato usa na sua campanha.

 

A iniciativa irá até 12 de junho do próximo ano, integrando-se à mobilização internacional que marca 2021 como o Ano Internacional pela Erradicação do Trabalho Infantil. A central sindical visa alertar a sociedade e governos para a gravidade do trabalho irregular de crianças e adolescentes. “Motivos para a mobilização não faltam: o trabalho infantil ainda é uma triste realidade, no Brasil e em outros países, e com a pandemia do novo coronavírus (Covid 19), segundo entidades internacionais, a exploração do trabalho infantil pode ser ainda maior”, afirma a central.

 

Ao longo do mês de outubro, serão divulgadas uma série de animações mostrando crianças em situações inadequadas de trabalho infantil e uma série de cards focando no esforço para evitar o aumento de crianças exploradas em razão da crise da Covid-19.

 

Estão previstos tuitaços, vídeos, seminários sob formato de live com personalidades em destaque na luta e proteção dos direitos da infância, adolescência, criação de uma letra de música relacionada ao tema, um hotsite com dados, estudos e reflexões, e um concurso de redação nas escolas. Ocorrerão ações no Facebook, Instagram e Twitter em todo o período da campanha.

 

Agenda

Em 20 de novembro, por exemplo, a entidade aborda o tema “Violência, racismo e desigualdade ‘adultizam’ crianças negras no Brasil”, em live na sua página no Facebook. Em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, vai ter o Festival pela Erradicação do Trabalho Infantil, com o tema “Por que a sociedade não consegue enxergar o trabalho infantil como uma violação de direitos humanos?”.

 

Em fevereiro de 2021, o tema será “A pandemia vai intensificar o abandono escolar entre alunos mais pobres”. No mês das mulheres, março, a campanha abordará “Subnotificação do Trabalho Infantil entre meninas, principalmente com relação ao Trabalho Infantil Doméstico”.

 

No Dia Internacional das Lutas Camponesas, em 17 de abril, “A maior concentração do Trabalho Infantil na Agricultura” será o assunto da vez. No mesmo mês, em 28 de abril, Dia Internacional das Vítimas de Acidente de Trabalho, a discussão abrangerá “As piores formas de Trabalho Infantil”.

 

No mês do Trabalhador e da Trabalhadora, maio, o tema será “O Trabalho Infantil é causa e efeito da pobreza”.

 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.