Em reunião do Fonasefe, entidades debatem conjuntura e agenda de atividades


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
09/07/2020



Por Solange Nunes


Edição: Nilza Murari


O diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, participou da reunião virtual com demais representantes de entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe, no dia 7 de julho. Na pauta, análise da conjuntura nacional, retorno ao trabalho dos servidores públicos em plena pandemia e agenda de lutas da categoria.


Os sindicalistas estão preocupados com a pressão do governo federal para o retorno ao trabalho presencial em plena curva crescente da contaminação da Covid-19 no país. Nesta quinta-feira, segundo dados oficiais do governo, são 68.055 mortos e 1.716.196 infectados. A reabertura de vários setores para atendimento direto como, por exemplo, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS pode agravar a curva e prejudicar um segmento sensível de trabalhadores acima de 60 anos.


Os sindicalistas analisaram ainda a reunião das entidades, no dia 3 de julho, com o representante da Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP do Ministério da Economia – relembre aqui. Os sindicalistas avaliaram que o governo federal não apresenta nenhum tipo de inflexão para a negociação. Os integrantes do Fonasefe pretendem continuar dialogando em busca de soluções para dirimir prejuízos aos servidores públicos.


Informes


O representante do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Sindireceita informou sobre um estudo realizado pela entidade que concluiu que a população adulta desocupada e na informalidade chega a 61 milhões de pessoas. O número atual divulgado pelo IBGE é de 13 milhões de desempregados. Acesse aqui o estudo. 


O representante do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz – Asfoc disse que a entidade participou, com o apoio de mais de 40 entidades, do lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, no dia 3 de julho. A realização é das entidades da saúde coletiva da Frente pela Vida.


Os sindicalistas debateram ainda a importância de cobrar do Ministério da Saúde o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para os servidores que estão em trabalho nos Hospitais Federais, bem como aqueles que estão em campo, no combate às endemias, nas esferas de saúde nos Estados e municípios.


Agenda


Dias 16 e 17 de julho, a partir das 18h, ocorrerão lives para debater temáticas das entidades com tópico central “Seminário Nacional Virtual dos Servidores Públicos Federais”.  Mais informações em breve.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.