Por Lourdes Marinho
Edição: Nilza Murari
A Auditora-Fiscal do Trabalho e diretora do SINAIT, Vera Jatobá, coordenará o debate junto com Maurício Krepsky, chefe da Detrae. Entre os convidados está Valderez Monte, pioneira das equipes do Grupo Móvel e o procurador do Trabalho aposentado Luiz Camargo Mello, que participou da primeira ação do GEFM
Os 25 anos do Grupo Especial de Combate ao Trabalho Escravo – GEFM serão tratados em uma
live nesta sexta-feira, 15 de maio, às 14h, que será transmitida pelo
Canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho – ENIT. O debate será coordenado pela Auditora-Fiscal do Trabalho e diretora do SINAIT, Vera Jatobá, e por seu colega Maurício Krepsky Fagundes, chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo – Detrae. A abertura do fórum virtual estará a cargo do subsecretário de Inspeção do Trabalho, Celso Amorim.
Como convidados estão a Auditora Fiscal do Trabalho Valderez Monte, a subprocuradora-Geral da República Raquel Dodge, o professor da Universidade do Rio de Janeiro – UFRJ padre Ricardo Rezende Figueira, o advogado trabalhista e ex-procurador do Trabalho Luiz Camargo Melo, o juiz Federal e professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Carlos Haddad e o jornalista e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão Leonardo Sakamoto.
Em duas décadas e meia de atuação, o Grupo Móvel resgatou mais de 54 mil trabalhadores de condições análogas à escravidão, totalizando mais de R$ 107 milhões de pagamento de verbas rescisórias aos resgatados.
Para quem não conseguir acompanhar ao vivo, a
live estará disponível também no canal do SINAIT no YouTube –
TVSINAIT. Uma das
playlists reúne todas as
lives dos Auditores-Fiscais do Trabalho que ficaram disponíveis para
upload.