CE: Trabalho escravo predomina na construção civil


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
04/02/2019



Balanço divulgado pela Delegacia Sindical do SINAIT no Ceará - DS/CE na segunda-feira, 28 de janeiro, também trouxe números da arrecadação do FGTS, retirada de crianças das frentes de trabalho e inserção de aprendizes e de pessoas com deficiência 


Por Lourdes Marinho


Edição: Nilza Murari


Um balanço divulgado na segunda-feira, 28 de janeiro, pela Delegacia Sindical do SINAIT no Ceará – DS/CE mostrou que dos 35 trabalhadores resgatados pelos Auditores-Fiscais do Trabalho em situação análoga à escravidão em 2018, 32 estavam no setor da construção civil.  Os dados apontam um aumento de 75% em relação aos casos de 2017.


A data escolhida pela Delegacia Sindical do SINAIT no Ceará – DS/CE  para divulgar o balanço da fiscalização foi o Dia Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, lembrado também pelos protestos, em nível nacional, contra os 15 anos de impunidade da Chacina de Unaí.


O relatório da fiscalização aponta a concentração dos trabalhadores submetidos à escravidão contemporânea na zona urbana da Grande Fortaleza, onde 16 deles foram resgatados, e de Beberibe, onde foi realizado resgate de outros 16. Apenas três foram identificados na atividade de extração da cera de carnaúba. O relatório também reúne dados sobre arrecadação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, inserção de aprendizes e de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e retirada de crianças das frentes de trabalho.


Para a Auditora-Fiscal do Trabalho e diretora da DS/CE, Elizabeth Alice, há uma mudança no perfil dos resgatados. "Do meio rural estão migrando para as áreas urbanas. Principalmente na indústria da construção civil. É um tipo de chaga social que vem se modificando ao longo do tempo e a fiscalização precisa se adaptar a essa realidade", pondera. Em 2017, apenas 11 pessoas haviam sido resgatadas.


Confira abaixo matérias sobre o assunto, com entrevistas dos Auditores-Fiscais do Trabalho Elisabeth Alice Barbosa, vice-presidente da DS/CE, e Daniel Arêa Leão Barreto, chefe da Fiscalização.


O Estado do Ceará: Auditores do Trabalho divulgam balanço de ações fiscais do ano e esclarecem atuações com extinção do Ministério do Trabalho


Diário do Nordeste: Trabalho escravo: 35 pessoas foram resgatadas em 2018 no Ceará


O Povo: Em 2018, maioria de trabalhadores em situação análoga à escravidão estavam na construção civil


G1 Ceará/ Vídeo: 35 homens resgatados em situação de escravidão


O Povo Online:  35 pessoas foram resgatadas em situação análoga à escravidão no Ceará em 2018

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.