Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
Os integrantes do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que o Sinait participa, debateu nesta quinta-feira, 5 de abril, ações e estratégias para alavancar a pauta da Campanha Salarial 2018. A reunião foi no auditório do Condsef, em Brasília (DF), e contou com a participação do diretor do Sinait Marco Aurélio Gonsalves.
Os representantes das entidades propuseram, entre as ações para alavancar a pauta da campanha salarial, estratégias de mobilização sindical, interlocução com parlamentares e o desenvolvimento de atividades, como, atos e paralisações, nos estados e no Distrito Federal.
Eles analisaram ainda o cancelamento da reunião com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) prevista para o dia 10 de abril, em que a pauta da campanha seria debatida.
Marco Aurélio ponderou com preocupação a decisão do Planejamento de cancelar a reunião. “Estamos preparados para negociar, o Planejamento precisa rever esta deliberação. O governo precisa abrir um canal de comunicação com os servidores públicos”.
A próxima reunião do Fonasefe está prevista para o dia 19 de abril. O horário ainda vai ser definido.
Pauta de reivindicações
Entre as reivindicações acordadas estão: correção salarial com aplicação do índice de 25,63% (Dieese), a extensão do índice da Lei 13.464/17 para todos os servidores federais; o cumprimento de todos os acordos assinados em 2015 e para a saúde complementar o mínimo de 50% per capita, para manutenção do plano de saúde dos servidores. A negociação e política salarial foram delineadas destacando a revogação da EC 95/16, que congela por 20 anos os investimentos em políticas públicas, revogação da reforma Trabalhista e a retirada da reforma da Previdência definitivamente da pauta do congresso, entre outros temas.