O Sinait e a Delegacia Sindical do Amazonas (DS/AM) comunicam, com pesar, o falecimento da Auditora-Fiscal do Trabalho aposentada e professora CREUZA FERREIRA BARBOSA, de 75 anos, nesta quinta-feira, 20 de julho.
Ela foi diretora do Sinait, presidente da Associação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Amazonas (2006/2007 e 2007/2009) e presidente e fundadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil no Amazonas. A Auditora-Fiscal sempre foi um exemplo de combate às injustiças sociais.
Creuza Barbosa era formada em Língua Portuguesa e bacharelada em Direito, pela Universidade Federal do Amazonas. Como professora trabalhou em várias instituições de ensino, mas, destacou-se na diretoria da Escola Estadual Benjamin Constant, quando promoveu uma mudança educativo-cultural à época.
Creuza também era escritora e possuía obras publicadas, como: Coleção do Trabalho Infantil – de Criança para Gente Grande e Fábulas e Apólogos da Amazônia, em coautoria com a professora Adriana Barbosa; produziu também Fragmentos do Cotidiano I – Trabalho Infantil, entre outros livros.
Em outubro de 2015, Creuza Barbosa foi agraciada com a Medalha de Ouro “Garcitylzo do Lago e Silva”, que destacou trabalhos relevantes na área de Educação, no Amazonas.
A Auditora-Fiscal do Trabalho e professora Creuza Barbosa era pioneira no combate ao trabalho infantil no Brasil, sendo referência no assunto e respeitada dentro e fora do país.
Nesta sexta-feira, 21 de julho, o corpo está sendo velado na funerária Canaã, na Avenida Major Gabriel, nº 1.833, no centro de Manaus (AM). O sepultamento ocorrerá às 16 horas no Cemitério São João Batista, na Avenida Boulevard Álvaro Maia, s/n – Nossa Senhora das Graças.
Os dirigentes do Sinait e da DS/AM se solidarizam com os familiares, amigos e parentes neste momento de dor.
Assista aqui Creuza Barbosa declamando uma poesia natalina.