Auditores-Fiscais do Trabalho interditam serviço de abastecimento no aeroporto de Brasília


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
06/09/2016



Fiscalização visa garantir segurança de usuários e trabalhadores. Outros aeroportos fiscalizados apresentaram problemas semelhantes


Uma equipe de Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho do Distrito Federal – SRTE/DF interditou atividades de abastecimento de aeronaves no Aeroporto Juscelino Kubitscheck, em Brasília, na tarde desta terça-feira, 6 de setembro, véspera de feriado nacional. A ação fiscal tem todo o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Sinait.


Foram interditados 65 caminhões de abastecimento e nove vasos sob pressão. Esses vasos são responsáveis pela filtragem do combustível e pelo abastecimento das aeronaves. Os três tanques de abastecimento, que possuem capacidade de 1.080.000 litros de querosene de aviação cada um, atendem às três empresas que prestam serviços (Raízen, BR Aviation e Air BP), por isso, com a interdição, as atividades ficaram paralisadas.


Os vasos, que possuíam prontuário, não tinham sido inspecionados desde 2010. Nos caminhões, nenhum dos vasos de pressão possuía prontuário e não tinham passado por inspeção. As válvulas também apresentavam problemas e não eram submetidas a teste desde à sua instalação.


A situação encontrada em Brasília e em outros aeroportos em todo o país é alarmante, devido à total falta de segurança a que estão expostos trabalhadores e a população usuária dos serviços. Os Auditores-Fiscais constataram grave e iminente risco de explosões em função das irregularidades nos caminhões tanque de abastecimento – CTA e também nos tanques, que armazenam milhões de litros de combustíveis.


As operações de fiscalização nos aeroportos continuarão atendendo à demanda da população preocupada com a segurança, em um dos locais onde há a maior concentração e circulação de pessoas diariamente.


A interdição já causou atrasos e cancelamentos de voos no aeroporto. A Inframérica, empresa que administra o aeroporto, emitiu uma nota dizendo que “ações de contingência” foram tomadas para minimizar os impactos da fiscalização. Entretanto, o Sinait afirma que a interdição do serviço continua e somente será levantada pelos Auditores-Fiscais do Trabalho quando todas as medidas determinadas para garantir a segurança dos usuários forem adotadas pelas empresas responsáveis pelo abastecimento. Não há meio termo, a segurança deve ser total.


Situação é recorrente em todo o país


Fiscalizações recentes realizadas nos aeroportos de Florianópolis (SC), Maceió (AL), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO), revelaram os mesmos problemas de falta de manutenção e inspeção de segurança em equipamentos. Os serviços de abastecimento também foram interditados e somente voltaram à normalidade depois que as medidas de proteção foram providenciadas.


Os Auditores-Fiscais e o Sinait reiteram que a fiscalização cumpre o seu objetivo de garantir a segurança para os usuários e exigir que todas as normas de segurança sejam adotadas para evitar acidentes graves.


Greve nacional


Apesar da categoria estar em greve nacional desde o dia 2 de agosto, ações que envolvem grave e iminente risco para trabalhadores e sociedade continuam a ser executadas, cumprindo a cota de 30% de manutenção dos serviços essenciais determinada pela lei.


A fiscalização no Aeroporto Internacional de Brasília encaixa-se neste perfil, pois foram constatadas práticas que colocam em risco a segurança e saúde de trabalhadores e usuários do serviço.


G1 DF


Inspeção do Ministério do Trabalho atrasa abastecimento no aeroporto JK


Olhar Direto


Problema com abastecimento de aeronaves provoca transtorno a cuiabanos em aeroporto


Correio Braziliense


Ministério paralisa abastecimento de aviões no Aeroporto de Brasília


Jornal Floripa


Inspeção do Ministério do Trabalho atrasa abastecimento no aeroporto JK


O Globo


Abastecimento de aviões é suspenso no aeroporto de Brasília



 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.