ES: Auditores resgatam 12 trabalhadores em situação análoga ao de escravo em Brejetuba


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
14/07/2016



Auditores-Fiscais do Trabalho do Espírito Santo flagraram nesta quarta-feira, 13 de julho, 12 trabalhadores submetidos à condição análoga à de escravo numa colheita de café, no município de Brejetuba, região serrana do estado.


De acordo com o coordenador da ação fiscal da Superintendência Regional do Trabalho – SRTE/ES Rodrigo de Carvalho os trabalhadores foram contatados por um produtor rural, no interior da Bahia e exerciam as atividades na fazenda há cerca de um mês.


Durante a operação, os Auditores-Fiscais encontraram crianças, trazidas pelos pais, que trabalhavam na colheita do café, uma dela com três anos de idade. Elas estavam alojadas em um cômodo anexo a um secador de café de dimensões mínimas. No local onde brincavam, próximo ao secador, não havia proteção contra a queda nos fossos em volta e, consequentemente, sério risco de acidentes e até de morte.


Não havia qualquer tipo de fogão instalado no local. As refeições eram preparadas de maneira improvisada no cafezal. O único sanitário, destinado para homens e mulheres, emitia um péssimo odor. O chuveiro não era elétrico, numa região de baixíssimas temperaturas. Os trabalhadores dormiam em cima de tábuas ou no chão de cimento em colchonetes de espessura fina.


As jornadas de trabalho iniciavam às cinco horas da manhã e terminavam às 16h30 de forma contínua e não eram fornecidos equipamentos de proteção individual como botas e luvas. Nenhum dos lavradores estava com as Carteiras de Trabalho assinadas.


Ao constatar tal situação os Auditores-Fiscais determinaram a imediata retirada dos trabalhadores para um hotel da cidade. O produtor terá que pagar indenização às vítimas, calculadas em mais de 70 mil reais. Foram encontradas mais de 15 irregularidades que serão alvos de autos de infração.


O pagamento foi efetuado no dia 14 de julho e os trabalhadores serão levados para a Bahia em transporte alugado pelo empregador.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.