A presidente da Delegacia Sindical do Sinait em Santa Catarina (DS/SC), Lilian Carlota Rezende, participou do “Ciclo de palestras: a Erradicação do Trabalho Escravo e a Defesa do Meio Ambiente do Trabalho”, no dia 28 de abril, vinculado ao curso de Direito da Unisul, no Campus Universitário da Grande Florianópolis, na capital do estado.
A palestra ministrada pela auditora-fiscal do trabalho Lilian Carlota versou sobre o trabalho realizado em condições análogas a de escravo. “Nas ações fiscais encontramos situações degradantes e análogas aos de escravo, tanto em Santa Catarina, como no resto do país”.
Na atuação da categoria, explica ela, há uma luta constante no enfrentamento e repressão dessa prática. “Agimos para regularizar os vínculos empregatícios dos trabalhadores encontrados e libertá-los da condição de escravidão”.
Lilian Carlota tratou ainda sobre os riscos de acidentes de trabalho no mercado laboral que estão atrelados muitas vezes a situações de improviso. Salientou aos jovens estudantes dos cursos de Direito e Psicologia, que participavam da palestra, sobre a importância em se manter a busca da dignidade do trabalhador e da pessoa humana, assegurados na Constituição Federal de 1988. Lembrou também que a data, 28 de abril, marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Participaram do evento, além de estudantes, profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), representantes de outras categorias.