A Auditora-Fiscal Railene Cunha participou, nesta sexta-feira, 8 de abril, em Maceió (AL), do seminário “25 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Conquistas e Desafios”. O evento teve o apoio da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal, da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, da Escola de Conselhos de Pernambuco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco e outros.
Railene participou da mesa para falar sobre o papel do Auditor-Fiscal do Trabalho no combate ao trabalho infantil no país. Atualmente, na Superintendência Regional do Trabalho de Alagoas apenas duas Auditoras-Fiscais se dedicam ao projeto de erradicação do trabalho infantil. Dulciane Alencar é a coordenadora do projeto e Railene Cunha integra as ações fiscais. Segundo estudo da Fundação Abrinq divulgado esta semana, no Brasil existem cerca de 3,3 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando. A situação pode comprometer gravemente o futuro profissional deles e do país.
Cerca de 900 pessoas participaram do Seminário. O evento foi guiado pelo professor doutor Humberto da Silva Miranda, da Universidade Federal de Pernambuco, que apresentou o projeto Laboratório da História e Memória da Infância no Nordeste. Nele, o professor debateu acerca do acervo de memórias do ECA no decorrer de sua existência.