Retrospectiva 2015 - DECISÃO JUDICIAL - Sinait obtém liminar que impede descontos em caso de greve


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
26/01/2016



Publicada em 30-10-20


O Sinait obteve liminar do Superior Tribunal de Justiça - STJ na PET nº 10.958, para impedir que a Administração do Ministério do Trabalho e Emprego corte o ponto dos Auditores-Fiscais do Trabalho que aderiram à mobilização conduzida pelo Sinait. A decisão foi proferida pela ministra Assusete Magalhães.


A ação, patrocinada pelo escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues, que vem orientando o Sindicato desde o início da mobilização, objetiva impedir que os Auditores-Fiscais do Trabalho sofram qualquer perda remuneratória ou funcional em razão da adesão à mobilização.


Segundo a Ministra Assusete, diante das comprovadas tentativas do Sindicato em negociar com a Administração e em razão do cuidado que teve em obedecer a todos requisitos para a deflagração da mobilização, especialmente em manter a prestação mínima de serviços essenciais, é presumível a legalidade da paralisação, motivo pelo qual os servidores não podem sofrer penalizações. Ela cita também recente decisão do Supremo Tribunal Federal (veja aqui) em que não admite que a Administração corte ponto de grevistas sem autorização judicial.


Segundo o advogado Jean Ruzzarin, do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues, “essa decisão vem consolidando a tese de que o ‘patrão’ não pode ser também o julgador do direito dos servidores ao pagamento das verbas alimentares, seja na iniciativa privada ou no serviço público”.


Veja na área restrita do site documento do STJ.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.