Digitalização de documentos na Administração Pública é alvo de debates


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
24/03/2010



O Ministério do Planejamento realiza, desde ontem, Fórum de debates sobre a adoção de novas tecnologias que permitam facilitar o acesso e preservação de documentos que circulam no governo federal. A digitalização desses dados é o principal caminho apontado por dirigentes que atuam nas áreas de documentação.  


O Poder Judiciário adotou, no início deste ano, essa medida e todos os processos estão sendo digitalizados e disponibilizados na internet. A iniciativa, além de permitir avanços em relação a agilidade que imprime aos serviços prestados, gera uma significativa economia para a máquina pública.


A seguir matéria sobre o assunto:


Fórum discute a digitalização de documentos na administração pública        


Brasília, 22/3/2010 – O Fórum Digitalização de Documentos na Administração Pública começou hoje com o objetivo de discutir o uso de novas tecnologias para a melhoria na conservação de dados no governo federal.


O evento foi aberto pelo subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MP, Ulysses Melo, o diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, Adolfo Furtado, e Maria Esperança de Resende, da Coordenação Regional do Distrito Federal do Arquivo Nacional.


Segundo o subsecretário, é um tema que deve ter mais destaque, tendo em vista que o meio digital é um assunto em evidência. “É muito importante estarmos engajados neste processo, conhecer o que se tramita no Congresso sobre a digitalização, para que nós possamos acertar na decisão”, defendeu.


Maria Esperança afirmou que é importante criar uma rotina de fóruns como este para discutir o tema e que espera que as recomendações feitas ao final do evento sejam apenas o início do processo de debate sobre o assunto.


Já Adolfo Furtado disse que na Câmara dos Deputados o assunto vem sendo observado há bastante tempo, pois a tendência é que os documentos que nascem digitais, como e-mails, por exemplo, passem a crescer ainda mais no decorrer do tempo. “Hoje, uma das nossas maiores preocupações é o armazenamento deste tipo de dado, sendo que muitos deles não precisam mais ser impressos para ser guardados”, defendeu.


Esta é a primeira edição do evento, que terá a duração de dois dias e está sendo realizado no auditório do subsolo do Ministério do Planejamento, Esplanada dos Ministérios, Bloco “K”, auditório do subsolo.


Fonte: Ministério do Planejamento

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