Na mídia – Resgate de 123 trabalhadores da extração de palha da carnaúba é notícia no Piuaí


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
28/07/2015



Auditores-Fiscais do Trabalho e procuradores do Trabalho no Piauí formaram uma força tarefa entre os dias 20 e 24 de julho para investigar denúncias de trabalho escravo na extração da palha da carnaúba em cidades do interior do Estado. Foram resgatados 123 trabalhadores na ação fiscal, encontrados em condições degradantes de trabalho e de vida. Entre eles, quatro adolescentes. A atividade é proibida para menores de 18 anos, devido aos riscos que oferece: cegueira, cortes profundos e até mutilações.


A fiscalização foi realizada dentro do Projeto Palha Acolhedora, uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e do Ministério Público do Trabalho. O setor emprega cerca de 12 mil trabalhadores no Piauí. As denúncias de trabalho escravo têm sido frequentes.


Entre as situações encontradas estava a de trabalhadores dormindo junto com porcos. Eles comiam sentados no chão, junto a esterco, não tinham banheiro. A água era armazenada em recipientes de agrotóxicos reutilizados, o que é proibido. Nenhum deles usava equipamentos de proteção: usavam chinelos ou trabalhavam descalços, não usavam luvas.


Os empregadores são arrendatários dos carnaubais. O Auditor-Fiscal do Trabalho Rubervam Du Nascimento afirma que toda a cadeia produtiva será responsabilizada pelas violações aos direitos trabalhistas e humanos, pois todos lucram com a exploração dos trabalhadores.


Veja algumas reportagens publicadas sobre o resgate de trabalhadores.


28-7-2015 – Portal O Dia (PI)


Força Tarefa Palha Acolhedora flagrou trabalhadores dormindo com porcos


28-7-2015 – G1 Piauí


Trabalhadores são achados comendo e dormindo junto a porcos no Piauí


28-7-2015 - TV Canal13 (PI)


PI: Trabalhadores são encontrados em condições degradantes na extração da palha da carnaúba


28-7-2015 – 180graus (PI)


PI: Trabalhadores encontrados em condições degradantes; veja fotos


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.