Dois trabalhadores morreram no dia 7 de julho em Barra do Riacho, município de Aracruz (ES), quando montavam andaimes no Terminal Aquaviário para a Petrobrás. Eles eram empregados da Espiral Engenharia, empresa terceirizada.
O acidente ocorreu quando os empregados montavam o andaime na ponta do píer. Segundo o Auditor-Fiscal do Trabalho Alcimar das Candeias, superintendente substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/ES, os cintos de segurança dos operários foram presos à própria estrutura do andaime, que caiu no mar quando o concreto da ponta do píer cedeu. Os trabalhadores não tiveram chance de se soltar. O resgate foi feito por outros trabalhadores que estavam no Terminal.
Candeias, que integra a equipe de Auditores-Fiscais que investiga o acidente, considera esse um erro grave, que denota a possível falta de capacitação e qualificação dos empregados e de supervisão da empresa na atividade. “Nesse caso, o cinto de segurança que devia guardar a vida dos trabalhadores, pelo uso inadequado, acabou motivando o óbito. O cinto deveria estar ancorado em outra estrutura”, disse ele.
Sindicalistas do Sindipetro-ES afirmam que a tragédia era anunciada, em razão da falta de gestão, de estrutura adequada para trabalhar sobre o mar e da inexistência de equipes de resgate para casos de emergência.
O Sinait ressalta que este caso é mais um que vai integrar as estatísticas de mortes de trabalhadores terceirizados. Se comprovada a falta de treinamento dos operários, será também mais uma prova das péssimas condições de trabalho a que são submetidos, um descaso com sua vida e segurança.
Navio-plataforma
Candeias informou, ainda, que os Auditores-Fiscais do Trabalho estão concluindo a análise do acidente ocorrido em 11 de fevereiro deste ano em navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, também em Aracruz, litoral norte do Espírito Santo, a 120 Km da costa. No acidente seis trabalhadores morreram na explosão do navio. O relatório será enviado às autoridades competentes para que as devidas providências sejam tomadas. Relembre o acidente.