O 25 de junho foi escolhido por várias categorias como o Dia Nacional de Lutas. A data reuniu dirigentes do Sinait, representantes da Delegacia Sindical no Estado, Auditores-Fiscais e Servidores Administrativos que protestaram contra o desmantelamento do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal – SRTE/DF, em Brasília.
De acordo com o vice-presidente do Sinait, Carlos Silva, o Dia Nacional de Lutas é mais uma forma dos Auditores-Fiscais do Trabalho e dos Servidores Administrativos demonstrarem sua insatisfação e indignação com o tratamento dispensado pelo governo. “Nós temos sedes completamente sucateadas de trabalho, sem condições adequadas para prestar nossos serviços”.
Para Carlos Silva esses e outros problemas tornam impreteríveis ações e atividades em prol da categoria. “O Sinait está em pleno curso de uma Campanha Salarial. As reivindicações são justas diante da inflação que corroeu os nossos salários, sem qualquer perspectiva de um diálogo efetivo com esse governo. Estamos, portanto, aqui protestando para que sejamos respeitados”.
Nilza Pires, delegada sindical do Sinait no DF, afirma que as duas categorias exigem melhores condições de trabalho. “Os Auditores-Fiscais e os Servidores Administrativos estão sem condições de realizar as diversas obrigações. Precisamos continuar reivindicado melhorias para a Pasta e também para poder oferecer um melhor atendimento aos trabalhadores”.
Isabel Maria da Silva, servidora administrativa do MTE, reforçou os discursos anteriores e afirmou que o segmento está com indicativo de greve. “Temos muitas reivindicações e uma Plenária Nacional dos Servidores Administrativos está prevista para o dia 11 de julho”. Segundo Isabel, “O governo negocia com a gente ou entramos em greve. Não podemos continuar aceitando trabalhar dessa maneira precária”.
O Dia Nacional de Lutas mobilizou as categorias em vários estados. O Sinait tem participado de diversas atividades referentes a Campanha Salarial 2015, além de apoiar outras carreiras pelo país.