Distritão e financiamento de empresas nas eleições não passam no plenário da Câmara
Em votação realizada na Câmara dos Deputados madrugada desta quarta-feira, 27 de maio, os parlamentares presentes conseguiram derrubar dois dispositivos do projeto de reforma política: o chamado “distritão” e o financiamento de empresas nas campanhas eleitorais.
O “distritão” recebeu 267 votos contrários e 210 favoráveis. Já o financiamento privado foi derrotado por 264 a 207 votos.
Na avaliação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE, o qual o Sinait integra, e da Coalizão pela Reforma Política Democrática, esta foi uma vitória da sociedade, que se mobilizou fortemente na semana passada, reunindo vários segmentos e entidades em nível nacional. O Sinait participou da mobilização em Brasília, que partiu da Catedral até o Congresso Nacional, em passeata e foi notícia nacional.
A vigilância, entretanto, continua, pois ainda serão votadas emendas constitucionais que autorizam doações de empresas somente aos partidos políticos e doações de pessoas físicas a partidos e candidatos.
As propostas do projeto de iniciativa popular que continua em processo de coleta de assinaturas em todo o país, não foram consideradas pelos deputados. Cada cidadão pode colaborar para mudar o cenário das eleições e da reforma política no país. Para aderir ao Projeto de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, imprima o formulário pelo site www.reformapoliticademocratica.org.br, assine e envie para a Secretaria Nacional da Coalizão, pelo correio físico. Endereço: SAS, Quadra 05, Lote 2, Bloco N, Edifício OAB, 1º andar, Brasília/DF – CEP: 70070-913.