RS: Acidente fatal leva à interdição de triturador de madeira


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
19/05/2015



Na última sexta-feira, 15 de maio, Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/RS interditaram a linha de máquinas de trituração e processamento de madeiras da empresa Resisul Comércio de Papeis, localizada no Distrito Industrial de Cachoeirinha, município da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). A interdição foi necessária devido a um acidente fatal ocorrido no dia 14. 


Segundo relatos, um trabalhador de 48 anos caiu na máquina quando realizava operação de desobstrução do pré-triturador. Outros operários tentaram desligar a máquina, mas não houve tempo para salvá-lo. 


O maquinário, segundo o Auditor-Fiscal do Trabalho Guilherme Shuck Candemil, Chefe da Seção de Segurança e Saúde da SRTE/RS, compõe-se de um pré-triturador, de uma esteira transportadora e de um picador a tambor que realiza a trituração secundária da madeira que sai do pré-triturador. O maquinário é alimentado por caminhão munck com garra, que leva a madeira a ser triturada. 


Na fiscalização os Auditores-Fiscais constataram que o trabalhador que morreu não tinha qualificação para operar o equipamento, que não havia procedimentos de trabalho ou análise de riscos, que o manual da máquina não previa a hipótese de obstrução do pré-triturador e que não havia registro de manutenção da máquina. 


Viram também que faltava proteção contra quedas e não havia guarda-corpo junto à parte superior da máquina, de onde a vítima caiu no triturador. Não havia acesso permanente ao ponto de inserção de matérias primas. 


O equipamento permanece interditado e a empresa deverá resolver os problemas para liberar a operação.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.