SINAIT homenageia todas as trabalhadoras do Brasil


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
08/03/2010



Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que virou símbolo de luta contra a discriminação e a violência sofrida por elas. Ao longo dos anos são muitas as conquistas obtidas pelas mulheres, mas também são grandes as diferenças a serem superadas, a exemplo da desigualdade de gênero no mercado de trabalho, agravada pela questão racial. O trabalho doméstico, por exemplo, atividade exercida predominantemente por mulheres, reflete bem essas  desigualdades de gênero e raça.


Não são raros os casos em que homens e mulheres exercem os mesmos cargos, mas elas recebem salários menores, o que as coloca em desvantagens no mercado de trabalho. Também é cada vez maior o número de mulheres que são responsáveis pelo sustento de suas famílias, o que contribui para o aumento da categoria no mercado.    


Para acompanhar essas e outras mudanças são necessárias alterações legislativas  que as protejam como mães e trabalhadoras que são. Neste sentido, vale destacar entre as mais recentes conquistas das trabalhadoras brasileiras a ampliação da licença maternidade de 120 para 180 dias, para empregadas de empresas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã.


Entre os benefícios que estão por vir vale lutar para que projetos como o que trata da redução, em 2 horas, da jornada de trabalho para as gestantes a partir do sétimo mês, sejam aprovados o mais rápido possível.


Neste Dia Internacional da  Mulher, o SINAIT parabeniza todas as mulheres trabalhadoras do Brasil, em especial as funcionárias do SINAIT e as Auditoras Fiscais do Trabalho pelo relevante  trabalho diário de levar cidadania e resgatar a dignidade de milhares de trabalhadores do nosso País.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.