Um dos temas é a instituição de políticas públicas para reduzir drasticamente o número de acidentes de trabalho
A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, organizada pelo Ministério da Saúde, que começou na segunda-feira, 15 de dezembro, e vai até esta quinta-feira, 18 de dezembro, em Brasília, tem como tema principal a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no país.
A ideia do encontro é analisar como os reflexos do desenvolvimento socioeconômico na saúde do trabalhador e o fortalecimento da participação dos trabalhadores no controle social podem contribuir com as ações de saúde e o financiamento da política nacional de saúde nos municípios, Estados e União.
Além disso, os debates desenvolvidos pretendem eliminar os principais problemas que atingem os trabalhadores, como terceirização, assédio moral, precarização e redução drástica do número de acidentes do trabalho. Para isso, as instituições que integram a 4ª Conferência, como sindicatos, entidades da sociedade civil, representantes do Conselho Nacional de Saúde do Trabalhador e do governo federal querem transformar as resoluções em leis.
Como parte deste processo, os Auditores-Fiscais do Trabalho Fernanda Giannasi e Danilo Costa contribuíram com o debate nesta terça-feira, 16 de dezembro, no módulo Diálogos Temáticos, do painel “Produtos químicos, seus contaminantes e doenças relacionadas ao trabalho/ Produção, trabalho, saúde e ambiente: o caso dos agrotóxicos e amianto”.
Em sua palestra, Fernanda Giannasi relatou a experiência de trinta anos na Auditoria-Fiscal do Trabalho no combate ao uso do agrotóxico e, em particular, do amianto no Brasil. “São trinta anos em prol de várias ações públicas com o objetivo de proteger o trabalhador, tendo os Auditores-Fiscais do Trabalho como precursores destas lutas no país”.
Segundo Giannasi, o objetivo de Conferência de discutir as políticas públicas para reduzir os acidentes de trabalho é uma preocupação constante da categoria. “A ação dos Auditores-Fiscais é fundamental neste tema, esperamos que a nossa experiência possa fornecer novas sugestões, desenvolvimento e implementações de políticas públicas que visem reduzir os acidentes de trabalho no país”.
Assista ao documentário sobre amianto que abriu a palestra dos Auditores-Fiscais Fernanda Giannasi e Danilo Costa aqui.