Cargos vagos na carreira chegam a 933


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
15/12/2014



O número de cargos vagos na carreira Auditoria-Fiscal do Trabalho chegou a 933 na semana passada. Em 2014 o número de Auditores-Fiscais que se aposentaram chegou a 167, ultrapassando as 166 aposentadorias de 2013. De 2009 a 2014 aposentaram-se 957 colegas. Os dados foram extraídos do site do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP e são públicos. O Auditor-Fiscal do Trabalho Sílvio Carlos Andrade da Silva, periodicamente, organiza as informações e divulga, mantendo a categoria sempre informada sobre a defasagem do quadro.


Os 933 cargos vagos correspondem a 26,26% do total de cargos da carreira, que são 3.644. Ou seja, quase um terço dos cargos está desocupado, prejudicando imensamente o desempenho da fiscalização, a efetivação dos direitos dos trabalhadores e a prevenção de acidentes nos ambientes de trabalho. 


“O apelo insistente do Sinait pela realização de concurso público, pelo preenchimento de todos os cargos vagos e ainda pela ampliação do número de cargos da carreira se dá pela urgência em restabelecer a capacidade da fiscalização. Sabemos que ainda há muitos colegas que já têm ou vão adquirir as condições para se aposentar em breve. O déficit pode aumentar muito, o governo sabe disso e mesmo assim não toma as providências para evitar um colapso”, diz a presidente do Sinait, Rosa Jorge. 


Em junho deste ano, depois de muita pressão do Sinait, o Ministério do Trabalho e Emprego enviou um novo Aviso Ministerial ao Ministério do Planejamento, solicitando a realização de concurso público para o preenchimento de 800 vagas. Em outubro, a resposta do MP, em Nota Informativa, foi de que vai autorizar o preenchimento das vagas ao longo dos próximos três anos (veja matéria). Entretanto, não deu detalhes sobre como e quando isso será feito. 


“O Sinait vai continuar cobrando, insistindo, buscando apoios para preservar e fortalecer a Auditoria-Fiscal do Trabalho e o próprio Ministério do Trabalho e Emprego. Essa é uma missão do Sindicato”, afirma Rosa Jorge.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.