Projeto estabelece preferências para pagamento de precatórios


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
12/11/2014



Pessoas idosas, com doenças graves ou com deficiência terão que receber os precatórios imediatamente após decisão judicial


A Proposta de Emenda à Constituição – PEC-176/2012, de autoria do deputado Edson Pimenta (PSD/BA), foi aprovada na Comissão Especial que analisa a matéria. Pela proposta as pessoas idosas, com doenças graves ou deficiência terão preferência e deverão receber precatórios imediatamente após o trânsito em julgado da sentença condenatória.


O relator, deputado Onofre Santo Agostini (PSD/SC) observou que “cabe ressaltar que a preferência de pagamento desses créditos aos idosos e às pessoas com doença grave já é determinada pela própria Constituição, mas isso não é suficiente para lhes garantir um recebimento mais célere, pois o pagamento se dá necessariamente na forma de precatórios”.


Atualmente, a União, os Estados e os municípios têm uma fila de mais de R$ 100 bilhões para pagar em precatórios. Mesmo após a determinação da Justiça para o pagamento, a legislação deixa brechas para que os beneficiados levem anos para receber.


O texto aprovado é um substitutivo do relator, que juntou a PEC 176 com a PEC 315/13, da deputada Rosinha da Adefal (PTdoB/AL), que inclui as pessoas com deficiência.


A PEC será encaminhada para votação em dois turnos no Plenário na Câmara dos Deputados. Se aprovada, seguirá para votação no Senado.


Com informações da Agência Câmara.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.