23 Jun

RS: Auditores-Fiscais do Trabalho fiscalizam canteiro de obras de moradias populares no interior do estado

Publicada em: 23/06/2022

A Polícia Federal também participou da operação, realizada em Unistalda 

As informações são da Auditora-Fiscal do Trabalho.

Auditores-Fiscais do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho em Santa Maria (RS) fiscalizaram nesta quarta-feira, 22 de junho, um canteiro de obras de moradias populares no município de Unistalda. A ação fiscal, que teve apoio da Polícia Federal, foi realizada após relatos de condições de submissão de trabalhadores a condições degradantes. 

A denúncia dava conta que cerca de dez trabalhadores, recrutados nos estados da Bahia e de São Paulo, foram levados ao município para concluir a construção de 30 casas, com a promessa de carteira assinada, cesta básica, alojamentos e passagem de retorno às cidades de origem. Até então, os trabalhadores estavam alojados nas próprias casas em construção, ambientes precários conforme constatou a fiscalização, sem fornecimento de alimentação, sem carteira assinada, sem roupa para o frio, sem assistência para retorno

A empresa responsável, com sede na Bahia, foi acionada para sanar todas as irregularidades encontradas, quando somente então poderá retomar a atividade. Além disso, a empresa foi notificada e providenciou condições para que dois trabalhadores pudessem retornar a seus estados.