10 Mai

Futuro do trabalho será tema central do Pensar Brasil, congresso que o SINAIT apoia e do qual participa nesta semana

Publicada em: 10/05/2022

Evento, com programação multisetorial, será transmitido online nos dias 12 e 13 de maio. Interessados devem garantir participação no site do evento

O presidente do SINAIT, Bob Machado, o delegado sindical no Rio de Janeiro, Daniel Ferreira, e o diretor do Sindicato Renato Bignami, participam nos dias 12 e 13 de maio do Congresso “Pensar Brasil - Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro”. Realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o debate, apoiado pelo SINAIT, visa estimular o pensamento crítico sobre as atuais relações de trabalho, as necessidades da economia brasileira e o desenvolvimento do País.

Convidados, os pré-candidatos à Presidência da República terão espaço para apresentar suas propostas sobre o futuro do trabalho. O caráter propositivo dará o tom do congresso, que, além de ser realizado em ano eleitoral, terá como resultado uma publicação para subsidiar pautas prioritárias das entidades representativas.

Na programação multisetorial do Pensar Brasil, temáticas relacionadas ao universo do trabalho, com o intuito de discutir problemas e construir soluções por meio da sistematização e produção de material para subsidiar a atuação das representações, dos parlamentares, dos acadêmicos e das autoridades públicas. Interessados poderão acompanhar o evento em tempo real por meio de transmissão online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.pensarbrasil.com.br .

Ao longo dos dois dias de palestras, especialistas e personalidades irão analisar a adequação das atuais relações de trabalho às necessidades da sociedade e da economia e às demandas criadas pelas novas tecnologias, pela mudança do perfil da população e pela perspectiva de mobilidade e flexibilidade.

O empresário e ex-técnico da seleção brasileira de voleibol Bernardinho, Claudio Scliar, Décio Padilha da Cruz, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Alves Miranda Arantes, Esther Dweck, o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, e João Paulo Pacífico estão entre os painelistas confirmados. Também marcarão presença o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL/SP), Luiz Jardim de Moraes Wanderley, Marina Honório de Souza Szapiro, Marta de Freitas, Nelson Machado, Renata Mendes, Ricardo Luiz Tortorella, Sergio Paulo Galindo, o deputado federal Israel Batista (PSB/DF), e a jurista Gabriela Delgado.

O Pensar Brasil foi idealizado e criado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus-DF), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários-Sp). A iniciativa tem patrocínio do Sindilegis, Sindjus, Fecomerciários, Fecomércio/RJ, Anffa Sindical, Fonacate, Febrafite, Instituto Conecta e Excola.

Legado

“Pensar Brasil” também é o título da coletânea de artigos acadêmicos e propostas que será entregue pelas entidades organizadoras do evento aos pré-candidatos à Presidência da República e, posteriormente, lançada em formato de publicação. A obra compila as discussões e as soluções apontadas nos painéis do congresso.