04 Mai

COVID-19 - Comissão Técnica do SINAIT debate vacinação dos Auditores-Fiscais do Trabalho

Publicada em: 04/05/2021

Por Solange Nunes

Edição: Andrea Bochi

Os integrantes da Comissão Técnica do SINAIT que discutem o cenário trabalhista diante da Covid-19 reuniram-se virtualmente, nesta segunda-feira, dia 3 de maio, para tratar da inclusão dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Plano Nacional de Imunização. 

De acordo com a Comissão, o tema preocupa muito o SINAIT, uma vez que a Auditoria-Fiscal do Trabalho, classificada como carreira essencial, não pode parar de trabalhar de forma presencial! Em função disso, os integrantes consideram que a inclusão e a efetiva imunização dos colegas, em todo o país, no PNI, deve ser prioritária.

O Sindicato Nacional tem atuado em várias frentes, tanto na esfera federal como nos estados, para priorizar a vacinação dos Auditores-Fiscais e nesse sentido tem obtido algumas vitórias.  Por exemplo, na primeira semana de abril, o SINAIT foi informado que o Ministério da Economia solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Plano Nacional de Imunização. Essa inclusão é resultado da gestão do SINAIT, realizada no dia 18 de março, junto ao secretário Bruno Dalcolmo, da Secretaria do Trabalho.

No entanto, como a solicitação ainda não foi atendida efetivamente, os contatos e ações pela imunização continuam, explica o presidente do SINAIT, Bob Machado, “é preciso que os Auditores-Fiscais do Trabalho sejam imunizados o mais rápido possível e continuamos realizando tratativas neste sentido”.    

Participaram desta reunião, além do presidente Bob Machado, o vice-presidente Carlos Silva (PE), os diretores Francisco Luís Lima (PI), Rosa Maria Campos Jorge (GO), Vera Jatobá (PE), os delegados sindicais Alex Myller (PI), Ana Palmira Arruda Camargo (SP) e a Auditora-Fiscal do Trabalho Eva Pires (DF).