24 Fev

CE: Nota de falecimento – HUGO CARVALHO MOREIRA

Publicada em: 24/02/2021

O SINAIT e a Delegacia Sindical do Ceará – DS/CE informam, com pesar, o falecimento do Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado HUGO CARVALHO MOREIRA,  aos 78 anos, nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, em Fortaleza (CE). Deixa esposa e quatro filhos.

A família informa que o velório será realizado a partir das 20h desta quarta-feira, 24, na Sala Iluminar do Alvorada Funerais – Rua Senador Pompeu 2080 – Centro, até às 7h30 de quinta-feira, 25. O sepultamento será às 8h30 no Jardim Metropolitano. Devido à pandemia, só é permitido a entrada de 20 pessoas por vez e em curta permanência. Será respeitado o toque de recolher às 22h.

Hugo Moreira atuou no movimento sindical e em várias lutas do Sindicato Nacional. Em Fortaleza, organizava as atividades com as bases e contribuía com as reuniões e encontros com os parlamentares no Estado. Foi presidente do Sindait/CE nos períodos de 2005 a 2009 e 2011 a 2013, atuando como delegado sindical do SINAIT.

Na Diretoria Executiva Nacional – DEN do SINAIT participou de várias gestões – de 2007 até 2020, apoiando os presidentes Rosa Maria Campos Jorge, Rosângela Rassy e Carlos Silva.

Em Brasília, no Congresso Nacional, trabalhava na interlocução com parlamentares, como, por exemplo, na luta contínua para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 555/2006, que extingue a taxação previdenciária dos servidores inativos.

Como representante do Sindicato Nacional, contribuiu e participou de Fóruns, Encontros Nacionais. Em 2016 foi eleito para nova direção do Instituto Mosap – Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, como conselheiro, para o Triênio 2016/2019.  Também representa o Sindicato no Movimento Contra a Corrupção Eleitoral – MCCE.

Entre tantas ações e lutas, desde 2004, com a morte dos três Auditores-Fiscais do Trabalho e do motorista do extinto Ministério do Trabalho, participa e reivindica diuturnamente por justiça na ações e atos realizados pelo SINAIT.

Hugo Moreira era uma presença constante nas atividades, reuniões, palestras, audiências na Câmara e no Senado Federal em prol da categoria.  Fará falta nas trincheiras da luta sindical e para os colegas Auditores-Fiscais do Trabalho.

O SINAIT e a DS/CE se unem à dor dos familiares e amigos de Hugo Moreira.​

Notas de Pesar

O SINAIT registra Notas de Pesar do Instituto Mosap e do MCCE, os quais Hugo Carvalho integrou as diretorias.

“O Instituto MOSAP recebeu, hoje pela manhã do dia 24 de fevereiro, muito consternado e surpreso, a notícia do prematuro falecimento do ex-Presidente do Conselho Fiscal do nosso movimento Dr. Hugo Carvalho Moreira – Auditor-Fiscal do Trabalho Aposentado.  

Foi um grande amigo, delicadíssimo à causa e objetivos do MOSAP. Assim, rogamos ao Pai Nosso Deus e Senhor a generosa acolhida na sua nova morada e tenha o merecido descanso eterno.

Externamos, em nome do MOSAP, ao SINAIT e aos familiares os nossos mais sentidos pêsames, na certeza de que o exemplo de cidadão honrado, a extrema e competente dedicação aos cidadãos, como servidor público, frutifique entre nós. 

Nossas preces confortem seus colegas do SINAIT e toda sua família.”

 

“É com profundo pesar que o Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral informa o falecimento do parceiro do MCCE, Hugo Carvalho Moreira, nesta quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021.

Que o exemplo do Dr. Hugo, que dedicou sua vida à defesa dos Auditores-Fiscais do Trabalho e ao combate à corrupção, seja uma fonte permanente de inspiração, especialmente nesse momento difícil em que vivemos no Brasil.”