26 Nov

NOTA DE FALECIMENTO: Francisco Franco Siqueira Campos (PE)

Publicada em: 26/11/2020

Por Lourdes Marinho
Edição: Nilza Murari

Com pesar, o SINAIT e a Delegacia Sindical de Pernambuco – DS/PE comunicam o falecimento do Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado Francisco Franco Siqueira Campos, de 80 anos, na manhã desta quinta-feira, 26 de novembro, em Recife.  Ele estava internado há vários dias, em razão de problemas de saúde decorrente de infarto e outras enfermidades.

O velório será a partir das 15h e o sepultamento será às 18h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista,  Região Metropolitana de Recife.

Francisco Franco foi servidor aguerrido, com importante participação na luta sindical em defesa da categoria e dos trabalhadores. Como um dos presidentes da Federação das Associações dos Agentes da Inspeção do Trabalho no Brasil – Fasibra, Franco contribuiu com o trabalho imenso para que as reivindicações da categoria fossem colocadas na Constituição Federal de 1988.

Foi durante sua gestão que a Auditoria-Fiscal do Trabalho teve uma conquista importante: a mudança do regime celetista para estatutário. A Federação foi muito diligente na produção dos instrumentos e nas estratégias políticas para essa conquista.

A fundação do SINAIT ocorreu exatamente em 7 de outubro de 1988, dois dias após a promulgação da Constituição Federal. O direito de servidores públicos civis se organizarem em sindicatos foi garantido na Constituição Cidadã de 1988 e o SINAIT foi o primeiro sindicato de servidores públicos a ser criado, sucedendo a Fasibra.

Foi depois da promulgação da Constituição de 1988 que a Inspeção do Trabalho se consolidou como atividade de competência exclusiva da União, na redação do artigo 21, inciso XXIV, da Constituição Federal: “Compete à União: Organizar, manter e executar a Inspeção do Trabalho”.

Por todas essas lutas e conquistas que o SINAIT e a DS/PE prestam sua homenagem ao colega Francisco Franco que, graças à sua participação na história da Fasibra, ajudou, em diferentes épocas da história do País, a construir as entidades de representação da categoria e a carreira Auditoria-Fiscal do Trabalho.

O SINAIT e a DS/PE se solidarizam com familiares, amigos e todos que tiveram a oportunidade de conviver com o  colega Francisco Franco Siqueira Campos.