Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
O twitter do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – UNODC destaca as ações do Auditor-Fiscal do Trabalho Maurício Krepsky Fagundes, chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – Detrae/SIT, no dia 25 de julho. A publicação de inciativa das Nações Unidas faz alusão ao dia 30 de julho, Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas, Maurício e sua equipe puderam devolver dignidade a milhares de trabalhadores.
Na publicação, Maurício Krepsky falou um pouco da atuação na Detrae que, por meio do Grupo Especial de Fiscalização Móvel – GEFM, resgata trabalhadores em condições de escravidão e tráfico de seres humanos em todo o Brasil.
Explica que o órgão também fornece evidências para o julgamento desses crimes a órgãos parceiros, incluindo entidades governamentais, Organizações Não-Governamentais – ONGs, entre outros, sobre a escravidão moderna e o tráfico humano.
Maurício Krepsky relata que, nos últimos seis anos, sua atuação concentra-se no combate ao trabalho forçado e ao tráfico de pessoas. Pontua ainda que seu trabalho é muito gratificante, pois permite participar do serviço público no seu sentido mais puro: ajudar os necessitados, mudar a realidade social do Brasil e promover o trabalho decente.
Acesse aqui a publicação das Nações Unidas.