10 Jan

Boletim Semanal nº 447, semana de 6 a 10 de dezembro de 2020

Publicada em: 10/01/2020

 

SINAIT questiona SIT sobre registro e controle do ponto dos Auditores-Fiscais do Trabalho

Dirigentes do SINAIT apresentaram uma série de questionamentos à Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT sobre a nova sistemática de registro e controle da frequência de servidores, instituída pela Portaria nº 371/2019, do Ministério da Economia. A entidade também tratou da regulamentação do Bônus de Eficiência, na reunião com o subsecretário Substituto, Joatan Reis, no dia 8 de janeiro, em Brasília (DF).

Leia aqui matéria na íntegra.

 

Fim do Ministério do Trabalho é a concretização de um projeto político

Entre as várias reportagens sobre balanços do primeiro ano do governo Bolsonaro, algumas lembraram o fim do Ministério do Trabalho, extinto na reforma administrativa anunciada em 2 de janeiro de 2019. A pasta criada em 1930, no governo Getúlio Vargas, foi incorporada ao Ministério da Economia e reduzida a uma Secretaria Especial – da Previdência e do Trabalho. As duas áreas já foram fundidas em uma só pasta por mais de uma vez, sem registros de resultados positivos efetivos ou eficientes, uma vez que não houve integração real do trabalho realizado. O mesmo se observa agora.

Leia aqui texto na íntegra.

 

Mídia: Podcast do SINAIT trata do tema “Impostos no Brasil”

Acaba de ir ao ar o segundo episódio do Podcast do Sinait com o tema “Impostos no Brasil: Quem paga? Quem perde? Quem ganha?". Neste episódio, o convidado Dão Real Pereira dos Santos, Auditor-Fiscal da Receita Federal e Diretor do Instituto Justiça Fiscal trata da questão tributária do país.

Acesse aqui o podcast.

 

Em primeira reunião do ano, Fonasefe pensa estratégias para 2020

O diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, participou da primeira reunião do ano do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que o Sindicato Nacional integra, no dia 7 de janeiro, no auditório do Sindsep/DF, em Brasília. Na pauta, reforma administrativa, medidas provisórias do governo e discussão sobre estratégias do movimento sindical para o primeiro trimestre de 2020.

Saiba mais aqui.

 

BA: Delegacia Sindical integra o Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público

A Delegacia Sindical do SINAIT na Bahia participou da reunião de fundação do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, no dia 7 de janeiro, na sede da regional do Sindifisco, em Salvador. O encontro contou com a presença de representantes de entidades de servidores públicos municipais, estaduais e federais. O objetivo é combater o desmantelamento do serviço público e os constantes ataques oriundos das esferas governamentais. Na ocasião, foi deliberado que o pré-lançamento do Fórum será realizado durante a tradicional Lavagem do Bonfim, que ocorrerá no dia 16 de janeiro.

Leia mais aqui.

 

17 de janeiro: Alison Carneiro lança livro que traz análise das políticas de combate ao trabalho escravo no Shopping Paseo Itaigara em Salvador

Uma análise histórica da política de combate ao trabalho escravo no Brasil é o pano de fundo do livro “O Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil”, do Auditor Fiscal do Trabalho Alison Carneiro, que será lançado no dia 17 de janeiro, na livraria LDM, no Shopping Paseo Itaigara, às 17h30, em Salvador (BA).

Saiba aqui mais da obra e do autor e participe do lançamento.