11 Dez

Projeto Unifica: Dirigentes sindicais reivindicam mudança da SRT-BA para prédio da Fundacentro

Publicada em: 11/12/2019

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari 

Dirigentes da Diretoria Executiva Nacional do SINAIT, da Delegacia Sindical do SINAIT na Bahia – DS/BA e do Safiteba estiveram com o coordenador Geral de Unidades Descentralizadas, da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, Antônio Carlos Fontoura, nesta terça-feira, 10 de dezembro, para reivindicar a mudança da Superintendência Regional do Trabalho – SRT/BA para o prédio da Fundacentro, em Salvador. A audiência foi solicitada pela superintendente Regional da Bahia, Gherta Schultz, que também esteve presente, defendendo a reivindicação dos servidores. 

Na ocasião, foi entregue a Antônio Carlos Fontoura um estudo preliminar com sugestões para adaptação do prédio para abrigar os servidores da SRT/BA e da Fundacentro. Explicaram que são dois mil metros de área livre que precisam de ajustes mínimos, porque já tem pontos de energia e rede lógica. Ou seja, o espaço atende todos os critérios de funcionalidade para acomodar os servidores administrativos, os Auditores-Fiscais do Trabalho e os servidores da Fundacentro.  

Segundo os representantes sindicais, a acomodação da SRT/BA neste endereço é bem melhor para os usuários dos serviços trabalhistas do que o indicado pelo governo, o prédio da Superintendência Regional de Administração, antigo prédio da Fazenda, no Bairro do Comércio.  

Antônio Fontoura disse que vai encaminhar a demanda para a área técnica da Pasta, mas que acha difícil reverter a mudança neste momento. “Trata-se de uma diretriz do governo, de juntar todos os órgãos da Economia no mesmo espaço”, declarou.  No entanto, pediu aos dirigentes sindicais que façam um levantamento dos custos para a reforma e manutenção do prédio da Fundacentro para futuras negociações.    

A mudança da SRT/BA para o prédio da Superintendência Regional de Administração está prevista para ocorrer no fim de janeiro de 2020. 

Já mudaram para os novos endereços as SRTs do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Ceará. As próximas unidades a mudarem serão Amapá, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. 

Durante a reunião, Fontoura ainda informou que no Maranhão não haverá mudança de sede, mas que o INSS virá para a o prédio da Superintendência Regional do Trabalho.    

A unificação das unidades físicas do Ministério da Economia faz parte do projeto Unifica, que engloba também os contratos e gestão de pessoas da Pasta. 

Participaram da reunião pelo SINAIT, o diretor Benvindo Coutinho Soares e o delegado sindical do SINAIT na Bahia, Roberto Miguel Santos. Pelo Safiteba, Mário Diniz.​