29 Ago

Corrida Contra a Escravidão – Faça logo sua inscrição! As vagas são limitadas

Publicada em: 29/08/2019

Os participantes do Enafit terão desconto de 50% no valor da inscrição da corrida ou da caminhada que dará direito a um kit

Por Andrea Bochi

Edição: Nilza Murari

Em novembro próximo o SINAIT e a Delegacia Sindical de Sergipe realizam o 37º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, na cidade de Aracaju (SE), de 17 a 22, quando ocorrerá a 2ª Corrida Contra a Escravidão. No dia 2 de agosto foi realizado o lançamento da prova – relembre aqui, que será realizada no dia 17 de novembro, durante o Encontro.

A competição é promovida pelo SINAIT e pela DS/SE, organizadoras do 37º Enafit. Tem como objetivo dar visibilidade à luta dos Auditores-Fiscais do Trabalho contra as formas de trabalho escravo, além de despertar a atenção da sociedade para esta causa. Em 2018, a primeira edição da corrida foi realizada durante o 36º Enafit, em Cuiabá (MT).

O evento esportivo dá oportunidade aos participantes do Encontro de se juntarem à comunidade local, correndo ou caminhando, em prol de um só objetivo, que é o de chamar a atenção para uma das piores chagas da sociedade – a exploração do ser humano pelo trabalho.

As inscrições para a corrida deste ano já estão abertas. Podem participar Auditores-Fiscais do Trabalho e acompanhantes inscritos no Enafit e também cidadãos de todo o Brasil. Este ano, os inscritos terão direito a um kit com camiseta, bolsa, viseira e pochete. Todos os produtos são de boa qualidade e foram escolhidos por quem entende de organização desse tipo de evento.

A prova contará com percursos de 5 e 10 km de corrida e caminhada de 2,5 km, com largada e chegada no Parque da Sementeira. As inscrições custam R$ 75,00 e podem ser feitas no site  https://www.centraldacorrida.com.br/ccescravidao. Lembrando que os inscritos no Enafit pagam apenas a metade do valor.

Serão premiados os três primeiros colocados na categoria geral de todas as distâncias. Também serão concedidos troféus para os três atletas com menor tempo por faixa etária, Auditores-Fiscais do Trabalho e corredores com deficiência. Todos os corredores devidamente inscritos que completarem a prova receberão uma medalha de participação.

A corrida está dentro da programação do 37º Enafit, que será promovido de 17 a 22 de novembro, cujo tema escolhido e que direcionará os debates é “A Auditoria-Fiscal do Trabalho e o futuro do trabalho humano". A organização é da empresa Conceito Soluções Esportivas, especializada em eventos dessa natureza.

Trabalho escravo

Os Auditores-Fiscais do Trabalho resgataram 1,7 mil trabalhadores em 2018 e até junho deste ano foram encontrados em situação análoga à de escravo 466 trabalhadores em ações fiscais. A maior parte desses trabalhadores estava em áreas rurais, onde a prática, historicamente, é mais comum.

O resgate do trabalhador, de acordo com os Auditores-Fiscais não se limita à retirada física do local de trabalho. Há um conjunto de medidas para cessar o dano causado à vítima, reparar os prejuízos no âmbito da relação trabalhista e promover o acolhimento dos resgatados.​