19 Jul

Nota de Falecimento – ex-ministro do Trabalho Walter Barelli

Publicada em: 19/07/2019

O SINAIT registra e lamenta a morte do economista Walter Barelli, 80 anos, ocorrida nesta quinta-feira, 18 de julho, em São Paulo.

Barelli foi ministro do Trabalho no governo do ex-presidente Itamar Franco. Foi o representante do Brasil na Organização das Nações Unidas – ONU quando o governo admitiu a existência de trabalho escravo no País.

Em 1993, participou da abertura do Encontro Nacional dos Agentes da Inspeção do Trabalho – Enait, em Goiânia (GO). Ao ouvir o discurso do então presidente do SINAIT, José Antônio Pastoriza Fontoura, criticando duramente a falta de Fiscais do Trabalho, o então ministro se comprometeu a realizar um grande concurso público a fim de minimizar o problema. Admitiu que, diante do pronunciamento do Sindicato, mudou todo o discurso que havia preparado, para dar respostas aos questionamentos que foram colocados.

Depois, sob pressão do SINAIT, na gestão de Elene Fleury, o ministro Walter Barelli cumpriu a promessa e realizou o maior concurso público da história da Inspeção do Trabalho, com cerca de mil vagas, em 1994.

O SINAIT apresenta aos familiares e amigos sua solidariedade e reconhecimento pelos trabalhos prestados à Inspeção do Trabalho e ao Brasil.​