23 Set

Boletim nº 561 – Semana de 19 a 23 de setembro de 2022

Publicada em: 23/09/2022

Dirigentes do SINAIT reúnem-se com ministro do Trabalho e levam pleitos de destaque

Dirigentes do SINAIT em audiência com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, e equipe levam alguns pleitos de interesse da categoria. Regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade, Concurso Público e liberação dos Auditores-Fiscais para participarem do 38º Enafit fizeram parte da pauta da reunião.

O presidente do Sindicato, Bob Machado, as diretoras Rosa Maria Campos Jorge e Vera Jatobá, a presidente do Conselho de Delegados Sindicais, Olga Machado Valle e a Delegada Sindical do SINAIT de São Paulo, Ana Palmira Camargo conversaram com Oliveira nesta quinta-feira, 22 de setembro, na sede do Ministério do Trabalho e Previdência, em Brasília.

Mais detalhes aqui.

 

Secretário do Trabalho recebe dirigentes do SINAIT

Dirigentes do SINAIT cobraram avanços na liberação do porte irrestrito de arma para os Auditores-Fiscais do Trabalho durante reunião realizada nesta quinta-feira, 22 de setembro, com o secretário de Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, Mauro Rodrigues. O Subsecretário de Inspeção do Trabalho, Rômulo Machado também participou da agenda.

Na ocasião, o presidente do SINAIT, Bob Machado, lembrou que o risco da atividade não existe somente durante as fiscalizações, mas perdura e é maior após a execução do trabalho

Leia mais aqui.

 

Chacina de Unaí: SINAIT pede a MPF ações para restabelecer penas de condenados, diminuídas pelo STJ

O presidente do SINAIT, Bob Machado, e a diretora da entidade Rosa Jorge pediram ao Ministério Público Federal (MPF), em reunião com a subprocuradora-Geral da República, Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, ações para que sejam restabelecidas as penas dos condenados pela Chacina de Unaí. A reunião ocorreu, no dia 20 de setembro, virtualmente.

No dia 6 de setembro, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, reduzir as penas de Norberto Mânica, José Alberto de Castro e Hugo Alves Pimenta, sentenciados como mandantes da Chacina de Unaí. Também foi rejeitado o pedido de execução provisória.

Para o presidente do SINAIT, a decisão aumenta a sensação de impunidade: “são 18 anos de imensa dor das famílias, amigos e colegas dos três Auditores-Fiscais do Trabalho e do motorista do Ministério do Trabalho assassinados. Essa dor aumenta ao ver a redução das sentenças de assassinos confessos e condenados.”

Saiba mais aqui.

 

Em Lei 14.457, trabalho do SINAIT permite manutenção de artigo 23 de proteção à mulher

No dia 22 de setembro, o Diário Oficial da União publicou a Lei nº 14.457 que institui o Programa Emprega + Mulheres e dá outras providências. O texto fruto da Medida Provisória 1.116/2022 foi sancionado com veto parcial. No entanto, o documento manteve o Artigo 23 que foi defendido e empenhado pelo SINAIT.

De acordo com o presidente do SINAIT, Bob Machado, o Artigo 23 faz referência ao conteúdo da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aguarda ser ratificada no Brasil. “Enquanto o Sindicato Nacional trabalha pela ratificação da convenção, conseguimos juntos com outras entidades incluir referências do texto da OIT nesta lei. Foi uma atuação intensa que se mostrou exitosa”.

Leia mais aqui.

 

Em Natal, órgãos sensibilizam comércio para empregar jovens egressos do trabalho infantil

No dia 20 de setembro, as Auditoras-Fiscais do Trabalho Marinalva Dantas e Virna Damasceno, da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte (SRT/RN), e demais representantes de órgãos de proteção à criança e ao adolescente reuniram-se com empresários das redes de supermercados e diversos estabelecimentos comerciais. O objetivo é sensibilizá-los para que empreguem adolescentes egressos do trabalho infantil da primeira turma do curso do projeto Aprendendo a Aprender organizado pelo Instituto Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem do Adolescente Trabalhador no Rio Grande do Norte (Infoca/RN). O encontro ocorreu no auditório da SRT/RN, em Natal (RN).

De acordo com Marinalva Dantas, os egressos são jovens retirados do trabalho infantil, inclusive da mendicância, uma das Piores Formas do Trabalho Infantil – Lista TIP. “São adolescentes que foram abordados e afastados de trabalho vulnerável por Auditores-Fiscais do Trabalho e profissionais da Prefeitura de Natal”.

Saiba mais aqui.

 

DS-AC promove exposição fotográfica sobre atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho

A Delegacia Sindical do SINAIT no Acre – DS/AC participou da “VI Semana Acadêmica de Direito da Universidade Federal do Acre”, realizada de 12 a 16 de setembro de 2022, com a exposição “A atuação da fiscalização do trabalho na defesa dos direitos do trabalhador”. O evento debateu o papel das instituições na efetivação das garantias constitucionais. A mostra ocorreu no hall do prédio da Faculdade de Direito da UFAC, na capital Rio Branco, e contou com o apoio da DS/AC.

Para o presidente da DS/AC, Antônio Costa, “a mostra leva ao conhecimento da sociedade o trabalho realizado pelos Auditores-Fiscais do Trabalho. A atuação da carreira nos diversos setores e a relevância social da missão de combater o trabalho escravo e infantil, na prevenção de acidentes, na inserção de pessoas com deficiência e de aprendizes, entre outros”.

Leia mais aqui.

 

Às vésperas das eleições gerais, MCCE debate processo eleitoral e observatório geral

Os integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que o SINAIT integra, se reuniram e debateram processo eleitoral, observatório geral, entre outros temas, vinculados às eleições gerais que ocorrem no dia 2 de outubro de 2022. O diretor adjunto de Relações Intersindicais do SINAIT e diretor do Instituto Mosap, Benvindo Coutinho Soares, representou as duas entidades no encontro que ocorreu em formato híbrido – presencial e virtual – no dia 21 de setembro.

De acordo com Benvindo Soares, a discussão sobre o processo eleitoral é pertinente e constante, inclusive, o Sindicato Nacional participa de várias frentes debatendo e defendendo um processo democrático e transparente. “Confiamos na lisura do processo eleitoral e esperamos que tudo corra bem, sem prejuízos para os cidadãos brasileiros”.

Leia mais aqui.

 

SE: Roseniura Santos lança livro sobre influência do Banco Mundial na reforma trabalhista brasileira

A Auditora-Fiscal do Trabalho Roseniura Santos lança, dia 24 de setembro, às 16h, o livro “A Reforma Trabalhista Brasileira e o Projeto Doing Business: influências do Banco Mundial”, na livraria Leitura do shopping Riomar, em Aracaju.

A obra, publicada pela Editora Appris, é fruto da experiência acumulada pela Auditora ao longo de mais de 25 anos de atuação no direito do trabalho e no administrativo-fiscal.

Saiba mais aqui.