26 Abr

Lançamento de “Resgates” estará na programação do FNPETI​ para o Ano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil

Publicada em: 26/04/2021

O Fórum Nacional de prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI reuniu-se nesta terça-feira, 20 de abril, em plataforma virtual, para dar continuidade à deliberação da programação para o ano de 2021, que é o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil.

O principal propósito do ano é estimular os governos a fazerem o que for necessário para atingir a Meta 8.7. A Meta conclama os Estados membros a tomarem medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças como soldados, e, até 2025 pôr o fim ao trabalho infantil em todas as suas formas.

A Auditora-Fiscal do Trabalho, Marinalva Dantas sugeriu que seja incluída na programação a data de 13 de maio, quando o SINAIT fará o lançamento dos livros “Resgates” e “Trabalho escravo na indústria da moda”. O artigo de Marinalva aborda o tema “As crianças e os adolescentes submetidos à situação do trabalho escravo contemporâneo no Brasil”.

Segundo a Auditora-Fiscal, além do lançamento do livro de artigos, o dia 13 de maio, dia da abolição da escravidão no Brasil, também é “o dia em que fomos apresentados pelo então ministro Paulo Paiva à sociedade, como os responsáveis pelos resgates dos trabalhadores escravos”. Cada artigo do livro foi escrito por um Auditor-Fiscal do Trabalho com um diferente histórico profissional ligado ao tema ao longo desses 25 anos.

Ao longo do ano, diversos eventos propostos na programação irão ampliar a conscientização sobre o trabalho infantil, violação de direitos que afeta uma em cada 10 crianças em todo o mundo segundo dados da Organização Internacional do Trabalho - OIT.