Por Dâmares Vaz
Edição: Nilza Murari
A Fiscalização do Trabalho realizou nas últimas semanas diversas operações em todo o País, que resultaram no resgate de trabalhadores reduzidos à condição análoga à de escravos. As ações fiscais foram destaque na imprensa, em veículos nacionais e portugueses.
Em Minas Gerais, Auditores-Fiscais do Trabalho encontraram 59 trabalhadores escravizados, entre eles jovens menores de 18 anos. A ação fiscal ocorreu nos municípios de Campos Altos e Santa Rosa da Serra, região produtora de café, de 19 a 28 de agosto. No total, foram lavrados 42 autos de infração pelas irregularidades constatadas. Parte das vítimas era de migrantes de estados do Nordeste. A repercussão desse caso ultrapassou as fronteiras do Brasil.
No período de 26 de agosto a 6 de setembro, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel – GEFM resgatou doze trabalhadores reduzidos a condições degradantes de trabalho em uma serraria nas margens do Igarapé Mandaguari, em zona rural a aproximadamente dez horas de barco da sede do município de Portel, na Ilha do Marajó (PA).
No estado do Piauí, dois grupos de trabalhadores submetidos a trabalho escravo foram resgatados pela Inspeção do Trabalho durante uma fiscalização na região rural do município de São João da Serra, a 133 km de Teresina. Foram 25 pessoas encontradas.
Confira a repercussão:
Minas Gerais
Exame - Trabalho escravo: fiscalização resgata 59 em cafezais de MG
Istoé - Trabalho escravo: fiscalização resgata 59 trabalhadores em Minas
O Popular - Trabalho escravo: fiscalização resgata 59 trabalhadores em Minas
Agência Brasil - Trabalho escravo: fiscalização resgata 59 trabalhadores em Minas
Observatório do Terceiro Setor - 59 pessoas são encontradas em situação análoga à escravidão em MG
O Documento - Trabalho escravo: fiscalização resgata 59 trabalhadores em Minas
Causa Operária - Fiscalização resgata 59 pessoas escravizadas em MG
Pará
Revista Fórum - Doze pessoas são resgatadas de trabalho escravo em serraria no Pará
Metrópoles - Ação no Pará resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão
Blog do Sakamoto - Doze pessoas são resgatadas da escravidão em área de desmatamento no Pará
Sou de Palmas - Doze pessoas são resgatadas da escravidão em área de desmatamento
Araraquara News - Doze pessoas são resgatadas da escravidão em área de desmatamento no Pará
Cidade Jundiaí - Doze pessoas são resgatadas da escravidão em área de desmatamento no Pará
Zero Um Informa - Ação fiscal na ilha de Marajó resgata 12 trabalhadores em situação de escravidão
Piauí
G1 - Auditores-fiscais resgatam 25 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Piauí
Meio Norte - Resgatados 25 trabalhadores em situação de escravidão no Piauí