Uma única chapa se inscreveu e Olga Machado foi eleita a nova presidente do CDS
Por Nilza Murari
O Conselho de Delegados Sindicais – CDS realizou na tarde desta quarta-feira, 24 de janeiro, a primeira reunião de 2018, em Brasília. Pela manhã, os Delegados Sindicais participaram do Ato Público realizado pelo Sinait, alusivo aos 14 anos da Chacina de Unaí, perguntando á Justiça “quanto tempo mais vamos esperar?” pela condenação dos mandantes já condenados – veja matérias em nosso site.
A primeira reunião do CDS foi convocada pela Diretoria Executiva Nacional – DEN, conforme prevê o Estatuto do Sinait. O presidente Carlos Silva e a vice-presidente Rosa Jorge abriram a reunião e saudaram os Delegados Sindicais, destacando que nas eleições de 2017 houve uma expressiva renovação de dirigentes.
A pauta da primeira parte da reunião, que continua nesta quinta-feira, 25, foi a eleição dos membros da Mesa Diretora pelos próximos três anos. Apenas uma chapa se inscreveu e foi eleita por 21 votos. Foram registrados dois votos brancos. Somente tiveram direito a voto os presidentes das Delegacias Sindicais presentes à reunião.
Olga Maria Valle Machado é a nova presidente, Alex Myller Duarte Lima é o 1º vice-presidente, Antônio Maria Parron é o 2º vice-presidente, Maria Mazzarello Andrade de Mendonça é a 1ª secretária e Roberto Miguel Santos é o 2º secretário.
Em seguida, os Delegados Sindicais discutiram e votaram propostas de alterações e adequações do Regimento Interno do CDS. Esse procedimento era necessário por haver dispositivos conflitantes com o Estatuto do Sinait.
O novo texto ainda será adequado, por exemplo, quanto à numeração de artigos, e será disponibilizado para conhecimento geral dos Auditores-Fiscais do Trabalho em breve.
Olga Machado afirma que se sente muito honrada com a eleição e que categoria “pode contar com todo o esforço, compromisso e responsabilidade dos integrantes da Mesa Diretora para conduzir discussões e deliberações muito importantes nos próximos anos”.
Para o presidente do Sinait, Carlos Silva, a eleição da Mesa Diretora é um momento muito importante porque o CDS vai deliberar sobre questões estratégicas para a categoria. “O processo foi iniciado hoje com a discussão do novo Regimento do colegiado. Nós da DEN saudamos todos os Delegados Sindicais e desejamos êxito no desempenho de seus mandatos e que promovam nesse espaço discussões que, sem dúvida alguma, trarão novos ares e oportunidades para enfrentamento dos problemas com os quais temos que lidar. Desejams êxito aqui no CDS e também nas bases”.