Auditor-Fiscal fala sobre a situação dos “Homens-mercadoria” no Dia Internacional Contra Tráfico de Pessoas


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
04/08/2014



O caderno on line Aliás do jornal O Estado de São Paulo publicou entrevista com o Auditor-Fiscal do Trabalho Renato Bignami (SP), no último sábado, dia 2 de agosto, Dia internacional Contra o Tráfico de Pessoas, aprovado pela assembleia da Organização das Nações Unidas - ONU em 2013. 


Coordenador do Programa Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Bignami  fez um breve relato sobre a exploração de imigrantes em alguns grandes centros do país, principalmente, na cadeia produtora de  moda, em São Paulo. Há alguns anos os Auditores-Fiscais do Trabalho têm feito flagrantes de imigrantes, especialmente bolivianos, trabalhando sob o regime de trabalho análogo ao escravo em locais insalubres, sob ameaças, com documentos retidos e sujeitos a acidentes. 


O Auditor-Fiscal destacou ainda a importância de não se alterar o conceito de trabalho escravo – proposta que está em tramitação no Senado, e acrescentou que é importante fortalecer as medidas repressivas. 


Leia a matéria aqui

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.