Combate ao trabalho infantil e outras atividades no Ministério do Trabalho e Emprego levaram a deputada Márcia Maia a propor a homenagem à Auditora-Fiscal do Trabalho
Em solenidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, 26 de junho, a Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Cardoso Dantas recebeu o Título de Cidadã Norte-Rio-Grandense. A homenagem foi uma iniciativa da deputada Márcia Maia (PSB/RN), em reconhecimento à dedicação e luta no combate ao trabalho infantil.
Atualmente, Marinalva coordena o projeto de Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Norte – SRTE/RN, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Proteção ao Adolescente Trabalhador – FOCA-RN, e a Comissão de Igualdade de Oportunidade, de Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação. Ela também coordenou o Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Escravo, bem como chefiou a Divisão de Articulação do Trabalho e Emprego, do Ministério do Trabalho em Brasília/DF.
A cerimônia teve seu momento marcante quando a deputada Márcia Maia, presidente da Frente Parlamentar Pelos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado, mostrou o quadro mundial do trabalho infantil e o tamanho do problema no Rio Grande do Norte. Mostrou todas as consequências nefastas à saúde das crianças que trabalham, principalmente as psicológicas, e as mutilações físicas. Essa seria a medida do problema a ser enfrentado pela homenageada, que o faz com perseverança.
A deputada Márcia Maia destacou o protagonismo de Marinalva. Mencionou os veículos que já publicaram as ações da Auditora-Fiscal do Trabalho na luta contra o trabalho escravo, sendo uma das pioneiras, citando como exemplo reportagens da BBC de Londres, da TV Estatal espanhola, da imprensa francesa e italiana, da rede CNN, da Revista Times, do Jornal Aachner Zeitung, da Alemanha. Mencionou ainda a sua participação como palestrante no Fórum Social Mundial a convite do Sinait e palestra feita no Tribunal Superior do Trabalho - TST sobre trabalho infantil. Lembrou ainda que Marinalva idealizou o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil no RN, mais conhecido como Foca, o primeiro no país e que serviu de exemplo para criação de outros por todo o Brasil.
História de vida
A homenageada resumiu sua história passada no Rio Grande do Norte desde os anos 50, onde aprendeu tudo que lhe levou a desenvolver as ações relatadas.
Marinalva disse que veio ao Rio Grande do Norte para um simples tratamento de saúde e por aqui ficou. Começou com a sua chegada a Caicó, pela mão da professora Maria Áurea que a ensinou a ler, os colégios. Lembrou-se de momentos da sua infância em Caicó e de quando lia os quadrinhos do cartunista Ziraldo. “Tantos anos depois, tive a alegria de produzir duas cartilhas com Ziraldo sobre trabalho infantil”, disse Marinalva.
Relembrou também a faculdade e finalmente, o ingresso na carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho, em 1984, que considera o cargo mais marcante e decisivo na sua vida, que lhe deu prerrogativas e conhecimento para cuidar das aberrações do trabalho, em especial, o trabalho escravo, o trabalho infantil e a discriminação no emprego e na ocupação com seu viés sonso e massacrante, que é o assédio moral.
Marinalva fez um agradecimento especial a Márcia Maia. “Obrigada por me conceder essa alegria enquanto eu tenho lucidez para reconhecer a sua importância. Ainda mais vindo de uma parlamentar que nunca deu as costas para as crianças. Fico feliz por ter sido lembrada por proteger crianças”, disse.
Prestigiaram a cerimônia parentes próximos, como a filha e a neta, primos, amigos de infância, membros do Foca e Auditores-Fiscais do Trabalho e servidores da SRTE/RN e um Auditor-Fiscal do Trabalho recém empossado no Estado do Amazonas, que sendo potiguar e se encontrando em Natal, soube do evento pelas redes sociais, prestigiou a solenidade e conheceu a homenageada. A presidente da Delegacia Sindical do Sinait no Estado, Virna Damasceno, representou o Sindicato Nacional.
Ao final, foi encerrada a solenidade com o Hino do Rio Grande do Norte e a declaração de que ali estava a mais nova Norte-Rio-Grandense.
Marinalva disse ao Sinait que “antes de tudo, devo dizer que ter sido contemplada com o título de Cidadã Norte-Rio-Grandense teve o significado mais profundo para minha história de vida, pessoal e profissionalmente falando. No âmbito pessoal, posso dizer que o título teve o mesmo significado que teria para uma pessoa que não tinha o nome do pai no Registro de Nascimento e finalmente, esse pai vai ao cartório e a reconhece, pois costumo dizer que brotei na Paraíba, mas fui regada e cuidada no Rio Grande do Norte. No âmbito profissional só reforça que escolhi a profissão certa e que fiz escolhas certas dentro desta carreira tão rica, que é a de Auditor-Fiscal do Trabalho, ao priorizar o combate ao trabalho infantil. A visão de futuro da SRTE/RN, ao criar o Fórum em 1993, aglutinando forças através do quadripartismo, deu visibilidade e reforçou a Inspeção do Trabalho, trazendo peso político, respaldo social e efetividade. Escolhi uma luta que é da humanidade. A Assembleia Legislativa aglutinou os Poderes do Estado para homenagear uma Auditora-Fiscal do Trabalho exatamente por honrar o seu compromisso preliminar, causa da sua criação, que foi a proteção aos trabalhadores precoces”.
O Sinait parabeniza a deputada Márcia Maia pela iniciativa e a colega Marinalva Cardoso Dantas pela homenagem. Ela colabora com o Sindicato em muitas atividades relativas ao trabalho infantil e escravo e é sua representante no Fórum Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI. Essa homenagem, muito mais do que reconhecer o trabalho de apenas uma Auditora-Fiscal do Trabalho, dá visibilidade ao que centenas de outros Auditores-Fiscais desenvolvem pelo país, em busca de proteger crianças e adolescentes de abusos no mundo do trabalho para assegurar que tenham um futuro melhor.
Com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.