Nestas quarta e quinta-feiras, 9 e 10 de abril, foi intensa a atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas – SRTE/AL nas dependências do Moinho Motrisa, onde, na segunda-feira, 7, uma torre de silo de trigo se rompeu, despejando toneladas do grão nas imediações da empresa. Cinco pessoas ficaram feridas e o trigo invadiu imóveis comerciais e residenciais. Várias famílias tiveram que sair de suas casas por causa do risco de mais desabamentos. A região em torno do Moinho permanece com a energia elétrica cortada.
As torres de trigo estão sendo esvaziadas para que uma vistoria nas estruturas possa ser feita, em segurança. Já foram constatadas fissuras e o risco ainda será avaliado por laudo técnico especializado.
Na quarta-feira, os Auditores-Fiscais foram convidados a participar de uma comissão para definir quais medidas seriam adotadas para demolir o silo. Durante a reunião, no início da noite, a empresa começou a executar o serviço de demolição parcial da estrutura da torre que desabou.
Segundo Elton Machado Barbosa Costa, chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador da SRTE/AL, a fiscalização foi obrigada a intervir, interditando o serviço de demolição, pois o trabalhador que foi içado por um guindaste a uma altura de aproximadamente 30 metros não estava qualificado para o trabalho em altura acima de 2 metros, conforme exigência da Norma Regulamentadora – NR 35. Elton disse que havia muitos improvisos e que a fiscalização não poderia deixar que continuasse daquela forma, colocando em risco a vida do trabalhador.
Nesta quinta-feira, pela manhã, o Auditor-Fiscal responsável pela análise do acidente interditou áreas internas da empresa. Máquinas continuavam funcionando em locais com trincas importantes. O trabalho, segundo Elton Machado, não será liberado até que um laudo de perito em engenharia estrutural ou em patologia de concreto ateste que há segurança no local ou indique as mediadas que a empresa deverá adotar para corrigir falhas.
A interdição da demolição do silo foi assunto na imprensa local. Veja algumas reportagens.
TV Gazeta – Bom Dia Alagoas
TV Pajuçara
Gazeta web
http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=365743&e=13
Gazeta web