Para os empregados que trabalham sentados e sofrem com dores nas costas o jeito é se alongar mais. É o que ensina a médica Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, ao explicar que o incômodo e as dores são causados pela compressão da coluna. Para minimizar os danos para o corpo a recomendação é alongamento sem tempo marcado.
De acordo com Maria Maeno, em caso de dor "você pode ter um alívio dessa pressão sobre a coluna se puder se levantar, alongar-se e andar quando sentir necessidade".
A compressão da coluna acelera o desgaste da região lombossacral e interfere também no funcionamento do sistema gastrointestinal. Segundo a médica, passar horas sentado pode, além de provocar algumas dores locais, também contribui para a prisão de ventre.
Maria Maeno conta que o organismo humano fisiologicamente precisa se mover e reage ao desgaste de uma forma mais tranquila com a prática de esporte e de atividades físicas. No entanto, a médica argumenta que a ginástica laboral - prática comum em empresas que adotam exercícios físicos – “provoca mais estresse por ser obrigatória e reduzir o tempo do próprio trabalhador”.
Para que as pessoas possam se exercitar, destaca a pesquisadora da Fundacentro, é necessário que haja tempo e condições adequadas, no próprio ambiente de trabalho e em locais de lazer, como parques e praças.
Maria Maeno argumenta ainda que as melhorias das condições de trabalho "exigem, inclusive, melhoria nos meios de transporte para que as pessoas não precisem ficar muito tempo no trânsito”. Além disso, segundo ela, “quando falamos de saúde não nos referimos só a hospitais, mas também falamos de boas condições de trabalho e tempo para cada um se cuidar".
Ouça a coluna Saúde do Trabalhador, com Maria Maeno, na Rádio Brasil Atual.
Fonte: Rádio Brasil Atual.