O chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, o Auditor-Fiscal Alexandre Lyra, fez palestra intitulada “A Atuação do Ministério do Trabalho e das Equipes Móveis de Fiscalização”, em seminário sobre Investigação Policial de Enfrentamento ao Trabalho Forçado e ao Tráfico de Pessoas, esta semana, em Brasília (DF).
Para Alexandre Lyra, o seminário serviu para estreitar as relações entre o Ministério do Trabalho e a Polícia Federal. “Precisamos trabalhar unidos no enfrentamento ao trabalho escravo e é muito importante que eles conheçam a nossa história”.
De acordo com o Auditor-Fiscal, as operações das equipes móveis pelo país são realizadas em parceria com a polícia federal e é fundamental que as duas equipes atuem harmonicamente. “Construímos uma estrutura de funcionamento de combate ao trabalho escravo e queremos contar com a polícia federal neste trabalho”.
Além disso, segundo Lyra, nas fiscalizações a polícia federal poderá agir como polícia judiciária, atuação importante nas instaurações de inquéritos. “É um trabalho parceiro que precisa ser intensificado e fortalecido”.