Dos 25 líderes da Câmara Federal, ainda não assinaram o requerimento de urgência para colocar a matéria em votação no Plenário: Eduardo Cunha, do PMDB, e José Guimarães, do PT
Representantes de entidades integrantes do Fórum das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, que o Sinait integra, se encontraram com o vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Manoel Júnior (PB), nesta quinta-feira, 18 de abril, para intermediar, junto ao líder do partido, Eduardo Cunha (RJ), a assinatura do requerimento que pede a inclusão em pauta da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 555/06.
O Projeto está pronto para ir a Plenário desde o final do ano passado, falta apenas um consenso entre os líderes, o presidente da Câmara e o governo.
A matéria prevê o fim da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas do serviço público federal. Para o Fórum, a cobrança é injusta e não faz sentido, principalmente depois da instituição da Previdência Complementar do servidor público.
O presidente do Fonacate, Roberto Kupski, ressaltou que a PEC representa o resgate da justiça para os servidores inativos. “Precisamos reparar este erro, essa cobrança é indevida. Temos concentrado nossas forças para convencer os parlamentares e o governo do quanto esta proposta será positiva para o país”, disse Kupski ao vice-líder do PMDB.
Edison Guilherme, do Instituto Mosap, destacou que as entidades representativas dos servidores estão dispostas a negociar. “Queremos avançar na aprovação da matéria e não ficar parados como estamos desde o começo deste ano. O próprio Michel Temer (vice-presidente da República e presidente do PMDB) foi sempre a favor desta causa. Então, o que impede a matéria de ser votada e aprovada?”, questionou Edison.
Manoel Júnior disse que certamente o líder Eduardo Cunha vai defender a Proposta para o colégio de líderes e apoiar a sua inclusão em pauta.
Com informações: Ascom/FONACATE e Fotos de Ascom/APCF