Hoje, 28 de fevereiro, é o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT – Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A data é um alerta para um dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores nas últimas décadas no Brasil e no mundo, responsável pelo afastamento de milhares de pessoas do trabalho a cada ano, e visa reduzir esse problema de saúde pública entre os trabalhadores.
Para marcar a data a Fundacentro lançará hoje um vídeo para informar os profissionais de saúde sobre a importância de notificar esse tipo de adoecimento no Sistema de Informática de Agravos e Notificação – SINAN. A notificação compulsória é um protocolo do Ministério da Saúde - MS estabelecida pela Portaria nº 777 de 2004 e conservada na Portaria nº 104 de 2011, e pode ser feita por trabalhadores dos setores público e privado.
A importância da notificação compulsória pelo Sistema Único de Saúde – SUS é que se constitui mais um instrumento de contribuição para a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores e, por conseguinte, para a garantia de seu direito à saúde. A LER/DORT atinge não só a população formal de trabalhadores como também os informais e os servidores públicos.
Fundacentro
O vídeo da Fundacentro, apesar de ser direcionado para os profissionais de saúde, dá também aos trabalhadores informações sobre sintomas e causas das LER/DORT. O conteúdo trata da importância do exame clínico minucioso e da devida notificação, para que ações de prevenção sejam desencadeadas e os direitos dos trabalhadores sejam garantidos.
Adoecimento
Os trabalhadores mais atingidos pelas LER/DORT são aqueles que realizam movimentos repetitivos ocasionado desgaste de estruturas do sistema musculoesquelético que atingem várias categorias profissionais. Os principais sintomas são dor, formigamento e dormência que refletem nas mãos, punhos, braços e ombros.
Prevenção
A prevenção implica em mudanças na base técnica e organizacional do trabalho, em especial na diminuição da intensidade e dos ritmos de trabalho, que são acelerados por máquinas ou por metas de produção abusivas. A adequação dos postos de trabalho, atenção quanto à postura correta, variação de tarefas, utilização de pausas curtas a cada hora trabalhada, bem como alongamento muscular das regiões mais utilizadas durante as atividades diminui a sobrecarga física e psicológica dos trabalhadores.
Com informações da Fundacentro.