O novo secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP é o economista, Sérgio Eduardo Arbulo de Mendonça, do DIEESE. Ele também foi secretário de Recursos Humanos do MP no governo Lula.
Sua apresentação aos dirigentes de entidades sindicais será nesta quarta-feira, 7 de março, em reunião marcada para as 15h, no Ministério do Planejamento, bloco “K”, 9º andar – Salão Nobre.
A indicação de um nome para o cargo de secretário de Relações de Trabalho é muito aguardada pelos servidores públicos federais, pois representa a reabertura de diálogo com o governo, e o retorno das negociações salariais. Antes, as negociações com os servidores eram feitas pelo secretário de Recursos Humanos do MP, Duvanier Paiva, que morreu em janeiro de 2012.
Currículo - Sérgio Eduardo Arbulo de Mendonça é paulista e tem 54 anos. Economista formado pela USP, entrou para o DIEESE ainda estudante. Como técnico da instituição atuou na área de assessoria sindical, no início, junto ao Sindicato dos Bancários de São Paulo. Em 1984 assumiu a coordenação de Escritórios Regionais e Subseções do DIEESE, e depois foi por, 13 anos, diretor técnico da Instituição. Por causa de sua militância no DIEESE ocupou no governo Lula o cargo de secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Sua atuação junto ao movimento sindical já rendeu diversos trabalhos publicados nesta área.