Em busca da nomeação dos 220 candidatos aprovados no último concurso, a presidente do Sinait, Rosângela Rassy, esteve esta semana com o deputado amazonense Pauderney Avelino (DEN/AM). A urgência na nomeação dos aprovados, diante do curto prazo para o fim da validade do concurso, que expira no próximo mês de outubro, foi colocada pela presidente.
O concurso, que expirava em fevereiro deste ano, foi prorrogado até o mês de outubro e, portanto, está em sua fase final. “Muitos Auditores-Fiscais do Trabalho estão se aposentando, ocorrem cerca de três aposentadorias por semana. Uma redução drástica e crescente no quadro da Auditoria fiscal do Trabalho, que compromete os resultados do nosso trabalho”, explicou Rosângela ao parlamentar.
Segundo a presidente, atualmente o Ministério do Trabalho e Emprego possui cerca de 750 vagas para o cargo.
A presidente destacou que já há previsão orçamentária para a nomeação dos candidatos, cuja emenda ao orçamento foi aprovada no congresso e incluída na Lei Orçamentária para 2011.
Além disso, Rosângela ressaltou que foram inscritos cerca de 54 mil candidatos no concurso, o que demonstra que os aprovados estão aptos e qualificados para assumirem a função. “Um concurso tão concorrido considerando o número pequeno de vagas em contraposição ao número de inscritos, realmente, aprova os melhores e isso precisa ser considerado”, ponderou a presidente.
A presidente pediu a intervenção do parlamentar junto ao Ministério do Planejamento para que seja autorizada a nomeação. Em resposta, Pauderney Avelino comprometeu-se a fazer gestões em prol da nomeação e disse que encaminhará à Presidência da República e ao Ministério do Planejamento documento em que solicitará a contratação dos aprovados e apresentará as mesmas justificativas levadas por Rosângela.
Segundo Avelino, o seu gabinete envidou esforços para a nomeação de concursados do Banco Central e conseguiu êxito no pleito, com a nomeação dos 130 aprovados. “Iremos nos dedicar ao pleito de vocês”, afirmou.
Também participou da reunião com o parlamentar, um grupo de representantes dos candidatos aprovados no último concurso para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho.
Resultado
Nesta quinta-feira (7), o deputado apresentou pedido à Presidência da Câmara para envio de indicação ao Poder Executivo, para que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão adote os procedimentos cabíveis para a nomeação e posse dos candidatos aprovados e ainda não aproveitados do concurso de Auditores Fiscais do Trabalho, realizado em 2010.