Diretores do SINAIT estiveram na tarde desta quinta-feira (19) reunidos com o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue e vice-presidente, Lupércio Ramos, para tratar de questões comuns às duas carreiras.
A pauta da reunião abordou a Campanha Salarial conjunta que está sendo conduzida pelas duas carreiras e representantes das carreiras da Advocacia Pública Federal e da polícia Federal. Na ocasião, os dirigentes analisaram e discutiram alguns pontos da pauta de reivindicações unificada e das estratégias que deverão ser tomadas a partir de agora.
Outro item da pauta, as Propostas de Emenda à Constituição que tramitam no Congresso Nacional e que são de interesse das duas carreiras. Ficou acertado um trabalho parlamentar conjunto que deverá ser iniciado nas próximas semanas, em prol da aprovação dessas matérias. As entidades deverão montar estratégias de atuação no Parlamento para efetivar a pressão.
O Porte de armas, recentemente regulamentado no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, pela Portaria nº 916, também foi tratado na reunião. Os dirigentes concluíram que as dificuldades enfrentadas pelas duas carreiras em relação ao processo de concessão do porte são semelhantes e as entidades deverão se unir para analisar alternativas e trabalhar soluções para o problema. Em relação a esse assunto, o presidente do Sindifisco Nacional destacou que, para os AFTs, a Chacina de Unaí é um caso emblemático, que torna legítimo o uso de armas durante o exercício da função.
Além da presidente do SINAIT, Rosângela Rassy, estavam presentes os vice-presidentes, Ana Palmira Arruda, Sylvio Barone e o AFT Orlando Vila Nova.