O SINAIT persiste na luta pela convocação de mais 117 aprovados no último concurso para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho e, em busca disso, participou de mais uma audiência para tratar da questão. Desta vez, a reunião foi com o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, com o objetivo de reforçar a necessidade de seu apoio para que o processo avance, diante da proximidade do encerramento do prazo, em fevereiro de 2011, para a convocação de mais 50% dos aprovados.
Segundo Lupi, já foi enviada mensagem em que o MTE solicita e justifica a convocação dos 117 aprovados, conforme prevê o edital do concurso e, agora, cabe ao Ministério do Planejamento efetivar o processo.
Representando o SINAIT, o vice-presidente Marco Aurélio Gonsalves, destacou as dificuldades que a Auditoria Fiscal do Trabalho enfrenta diante do aumento de demandas e de um quadro tão exíguo. Também participaram da audiência o secretário-Executivo do MTE, Paulo Roberto Pinto, a secretária de Inspeção do Trabalho, Ruth Vilela, o deputado Eduardo Valverde (PT/RO) e representantes dos candidatos aprovados.
É fundamental que seja efetivada a convocação desses aprovados antes do final do prazo estabelecido pelo edital, que é de oito meses após a homologação do concurso. O SINAIT considera esse prazo muito curto, tendo em vista que, antes dessa fase deverá ser realizado um novo concurso de remoção para os AFTs em atividade. Caso seja necessário, o Sindicato buscará a prorrogação do prazo.