Bônus de Eficiência: processo volta à pauta de julgamentos nesta quarta-feira, 7 de agosto


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
06/08/2019



Por Nilza Murari


Está prevista para esta quarta-feira, 7 de agosto, às 14h30, a apreciação do processo TC-005.283-2019-1, do Tribunal de Contas da União – TCU, que avalia o pagamento do Bônus de Eficiência e Produtividade aos Auditores-Fiscais do Trabalho e da Receita Federal. O relator é o ministro Bruno Dantas.


Essa será a terceira vez que o caso entra na pauta de julgamentos do TCU. Desde o início de maio a assessoria jurídica do SINAIT está acompanhando e monitorando o processo. A diretoria do Sindicato manteve interlocuções com o ministro relator, e também com o secretário de Trabalho Bruno Dalcolmo, e subsecretário de Inspeção do Trabalho Celso Amorim, levando informações e esclarecimentos sobre o caso.


No entendimento da assessoria jurídica do SINAIT não há qualquer irregularidade no pagamento do Bônus de Eficiência e Produtividade, como alega a equipe técnica do TCU. O Bônus tem sido pago conforme a previsão legal.


O SINAIT busca diretamente junto ao Ministério da Economia, o avanço do processo interno que prevê o encaminhamento de uma minuta de Decreto de Regulamentação do Bônus. A SIT e a Secretaria do Trabalho, segundo Carlos Silva, atuaram decisivamente para esse propósito, o que permitiu à Auditoria-Fiscal do Trabalho estar no mesmo patamar do que foi providenciado no âmbito da Receita Federal. As informações do Sindicato Nacional dão conta de que o governo apresentará essa minuta como forma de neutralizar os indícios de irregularidades trazidos ao processo pelo ministro Bruno Dantas.


O SINAIT é terceiro interessado habilitado nesse procedimento do TCU. Por meio da assessoria jurídica, fará sustentação oral em defesa do Bônus de Eficiência e Produtividade para os Auditores-Fiscais do Trabalho. Da mesma forma, já tomou providências de preparação para eventual nova fase judicial.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.