CE: Auditora-Fiscal será mediadora no Simpósio "Futuro do Trabalho: os efeitos da revolução digital na sociedade"


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
29/07/2019



Por Solange Nunes


Edição: Nilza Murari


A Auditora-Fiscal do Trabalho Elizabeth Alice Barbosa Silva de Araújo participará como mediadora em painel do Simpósio “Futuro do Trabalho: os efeitos da revolução digital na sociedade”. O evento será no  dia 8 de agosto, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, em Fortaleza (CE). O evento visa debater a uberização, formas de contratação de trabalhadores em plataformas crowdwork, intensificação da automação e o desemprego. A iniciativa do simpósio é do Ministério Público do Trabalho – MPT em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU. 


O simpósio em Fortaleza será dividido em dois painéis. No primeiro, “Os efeitos da tecnologia digital na sociedade”, tratará de dois tópicos: Formas de contratação do trabalhador na prestação de serviços sob plataformas digitais e Mercado de trabalho e perspectivas do futuro: uma análise socioeconômica. O segundo painel, “A proteção do trabalhador diante dos avanços da tecnologia digital”, debaterá Zonas cinzentas e tecnologias disruptivas: novos desafios para o Direito do Trabalho e Sindicalismo na era digital.


De acordo com Elizabeth Alice, os efeitos dos avanços tecnológicos nas relações de trabalho têm marcado a história da evolução da sociedade e do direito ao longo dos séculos. “São inevitáveis e desvinculados do processo democrático, uma vez que as mudanças tecnológicas decorrem de decisões em nível de pesquisa científica e, principalmente, de interesses empresariais”.


A Auditora-Fiscal do Trabalho pondera que cabe à sociedade organizada e ao Direito do Trabalho trazer o delineamento para que uma evolução tecnológica não se torne uma involução no que diz respeito ao bem da humanidade, considerada como o respeito à saúde e ao bem viver de cada indivíduo. “Debater o tema com o Ministério Público e a comunidade acadêmica permite à Auditoria-Fiscal fazer parte da construção teórica de um novo Direito do Trabalho, hoje imerso na realidade digital”.


Elizabeth Araujo analisa ainda que o impacto nas relações sindicais também é profundo e já existem diversas iniciativas internacionais de um novo sindicalismo, também baseado nas plataformas digitais. “A união dos trabalhadores pode passar a ser virtual, criando uma realidade que escapa aos parâmetros e comportamentos até então utilizados, exigindo de todos os atores envolvidos um olhar diferenciado sobre o tema das relações sindicais”.    


Programação


No dia 8 de agosto o evento ocorrerá em Fortaleza (CE). No dia 5 de setembro, o Simpósio se realizará em Recife (PE). Ainda está previsto um encontro, no dia 28 de novembro, em São Paulo, quando se encerrará o ciclo anual de debates sobre o tema.


O evento já aconteceu nas cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e em Brasília (DF).


Inscrições


As inscrições para os três eventos abaixo estão abertas e podem ser feitas no endereço  http://escola.mpu.mp.br/integra/inscricoesAbertas.


8 de agosto – Fortaleza (CE) – auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região – Avenida Almirante Barroso, 466 - na Praia de Iracema;


5 de setembro – Recife (PE) – auditório da Procuradoria da República em Pernambuco – Av. Governador Agamenon Magalhães, 1.800 – Espinheiro;


28 de novembro – São Paulo (SP) – Centro de Apoio da ESMPU, na Procuradoria da República – Rua Frei Caneca, nº 1360, Consolação.


Acesse a programação do Simpósio em FortalezaRecife e São Paulo

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.