Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
A Auditora-Fiscal do Trabalho Denise Brambilla representou o SINAIT na reunião do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional – FNAP em Brasília. O evento ocorreu na quarta-feira, dia 26 de junho, no auditório do Bloco F, Ministério da Economia, na capital Federal. O evento foi coordenado pelo subsecretário de Capital Humano do Ministério da Economia, Rodrigo Zerbone.
Os integrantes do Fórum debateram e demonstraram preocupação em relação à alteração na regulamentação da aprendizagem, o mau funcionamento do sistema juventudeweb e o excesso de normas infralegais. Também questionaram a existência do próprio Fórum e como ocorrerá a condução do Plano Nacional de Aprendizagem.
O subsecretário Rodrigo Zerbone disse que nenhuma alteração na regulamentação da aprendizagem seria feita sem a participação dos envolvidos. “As propostas de alteração serão trazidas para amplo debate em audiência pública, de forma democrática e transparente”.
Apesar das colocações do subsecretário, os integrantes do Fórum ponderaram que vários tópicos ficaram sem resposta.
Documentário Caminhos da Aprendizagem
Na parte da tarde, foi apresentado o documentário “Caminhos da Aprendizagem”. A obra focou o cumprimento alternativo da cota de aprendizes, que alcança adolescentes de extrema vulnerabilidade.