Auditora-Fiscal do Trabalho e Servidora da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais integraram ala sobre trabalho infantil
Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi
A escola de samba Canto da Alvorada, de Belo Horizonte (MG), apresentou em seu desfile uma homenagem ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Entre as alas da escola, uma tratou do trabalho infantil, sob coordenação da Servidora da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais – SRT/MG Elvira Cosendey e com participação da Auditora-Fiscal do Trabalho Christiane Barros.
À avenida a agremiação levou o samba enredo “Os cantos e encantos de um ser criança na alvorada de um novo mundo”, na terça-feira, 5 de março. A escola é a bicampeã do carnaval mineiro e atual campeã. A ala que denunciou o trabalho infantil trouxe o símbolo do Cata-Vento de cinco pontas coloridas, usado para marcar a luta contra o problema.
Elvira Consedey milita há anos no enfrentamento ao trabalho infantil e participou da elaboração do ECA. Integra diversos projetos na SRT/MG voltados à questão e é coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador – Fectipa/MG, representando o Ministério da Economia.
Chistiane Barros atua há 23 anos no combate ao trabalho infantil e na aprendizagem. Hoje coordena o projeto de inserção de aprendizes no trabalho. Ela conta como foi participar do desfile: “Além de muito divertido, foi emocionante cantar o hino da escola, com uma letra que faz parte da minha história.”
Confira o samba enredo:
“Os cantos e encantos de um ser criança na alvorada de um novo mundo”
Autor: Serginho Beagá
Tudo era trevas e não tinha lei
No portal da imaginação
Uma batalha entre o bem e o mal
Socorro nessa imensidão
Tenebrosos monstros assombraram
A fantasia do meu coração
Sagrada odisseia minha emoção
Rio de lágrimas virou felicidade
Sou adolescente a alegria deste chão
Meu mundo se tornou realidade
Transformaram minha vida
Paraíso de amor e sem maldade
Palco iluminado minha liberdade
Fada madrinha seu livro já sei ler
Está escrito meu direito de viver
Guerreiro soldadinhos de chumbo
Emília, Visconde de Sabugosa
Menino Maluquinho brilha a luz neste caminho
Pequeno príncipe todo menino é um rei
O Estatuto da Criança e Adolescente é nossa lei
Baila comigo vem sorrir e brincar. Vem ser criança
Minha alegria vai te pegar
Canto da Alvorada de um mundo melhor
Cheio de encantos pra gente se amar